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25/11/2014
Nos últimos tempos a indústria aeroespacial brasileira teve um sensível crescimento e tem atingido um notável sucesso internacional. A maior parte das peças de aviões e helicópteros hoje em dia são fabricadas a partir de compostos de fibra de carbono que são “curadas” em autoclaves.
Nos últimos tempos a indústria aeroespacial brasileira teve um sensível crescimento e tem atingido um notável sucesso internacional.
A maior parte das peças de aviões e helicópteros hoje em dia são fabricadas a partir de compostos de fibra de carbono que são “curadas” em autoclaves.
Essas autoclaves são grandes vasos de pressão onde as peças são inseridas e submetidas a pressões e temperaturas precisamente controladas em rampas e patamares estabelecidos.
A NOVUS já desenvolveu vários projetos desse tipo para autoclaves nas quais são inseridos CLP's com IHM incorporada da Família XL, que controlam até 60 temperaturas e 30 pressões simultaneamente. Para receber tantos pontos analógicos utilizamos diversos Registradores Eletrônicos FieldLogger como remotas através da porta de comunicação serial em MODBUS. Essa arquitetura dota o sistema da capacidade de manter um backup das últimas leituras na memória dos FieldLoggers em caso de ocorrência de alguma falha no CLP.
Outra característica a ser destacada é a lógica de HALT no controle dos setpoints. Essa técnica consiste em “segurar” a subida da rampa do setpoints gerado pelo CLP quando uma das temperaturas monitoradas fica abaixo das restantes de forma que todas as peças e suas partes se aqueçam de forma homogênea.
Além de todo o controle do ciclo de cura das peças o sistema executado pela NOVUS ainda faz todo o registro dos dados através de um software de supervisão para que os clientes tenham uma comprovação da qualidade do ciclo de produção, garantindo que as peças suportarão todas as condições adversas a que serão submetidas.
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