Notícias

Home » Notícias » Artigo: Você Conhece a Importância da Rastreabilidade Metrológica?

25/11/2020

Artigo: Você conhece a importância da rastreabilidade metrológica?


Sempre quis saber se um instrumento calibrado no Brasil tem rastreabilidade fora do país, ou como funcionam as normas que garantem a rastreabilidade? Confira o artigo escrito por Ana Tuane Pereira Dias, do Laboratório de Metrologia da NOVUS, e tire todas suas dúvidas!

Um instrumento calibrado no Brasil tem rastreabilidade fora do país? O que seria rastreabilidade metrológica?

 

A rastreabilidade metrológica é a propriedade do resultado de uma medição de valor com um padrão relacionado a referências estabelecidas, geralmente a padrões nacionais ou internacionais, através de uma cadeia contínua de comparações.

 

Outros elementos necessários para a rastreabilidade metrológica são: a incerteza de medição, um procedimento de medição, uma competência técnica reconhecida, a rastreabilidade metrológica ao SI e intervalos entre calibrações.

 

Mas o que precisamos conhecer para saber se o laboratório segue regras padronizadas?

 

A rastreabilidade metrológica está associada com o padrão do laboratório - que é comparado com o do cliente -  não precisando de acreditação para emitir certificados com rastreabilidade. Mas se o laboratório for acreditado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro) e emitir certificados com rastreabilidade RBC (Rede Brasileira de Calibração), os padrões do laboratório precisam possuir rastreabilidade de outros laboratórios que também possuam acreditação.

 

Para os laboratórios terem o selo RBC e emitirem o certificado com rastreabilidade RBC, precisam adotar metodologias seguindo padrões internacionais da ISO/IEC 17025, e passar por auditorias da CGCRE a cada dois anos, para comprovar que a documentação está sendo corretamente seguida.

 

Seguindo as normas e documentações da CGCRE, os laboratórios garantem que estão utilizando os mesmos processos de calibração que todo o mundo utiliza, sendo feita uma padronização dos laboratórios acreditados RBC. O que muda de um laboratório para outro são os procedimentos internos, porém, eles são regidos por documentos internacionais.

 

Outro benefício da rastreabilidade RBC é a qualidade no produto final pois, para estar de acordo com as normas, os laboratórios precisam apresentar um sistema de gestão da qualidade que garante os bons resultados.

 

A calibração feita em laboratórios do Brasil é válida para outros países que possuem os mesmos processos, com a única diferença do órgão regulamentador. O mesmo vale para que calibrações feitas fora do Brasil posam ser válidas no país, com base nos acordos entre organizações regulamentadoras. Importante lembrar que isso vale para laboratórios acreditados na CGCRE.

 

O Inmetro é membro da ILAC, uma cooperação internacional que reúne organismos de acreditação de laboratórios de todo mundo, tendo como parceria a região americana e a região Ásia-Pacífico. Além do ILAC, o Inmetro mantem um contrato de cooperação com o EA, que é o responsável pela regulamentação e padronização nos países europeus.

 

O Laboratório de Metrologia da NOVUS é acreditado pelo Inmetro/ILAC. Esta é a garantia que o serviço que oferecemos segue as mais exigentes regras e padrões de qualidade internacional. A segurança de que o seu produto irá atender às suas necessidades da melhor forma possível. Solicite agora mesmo um orçamento ao nosso Laboratório!


 

 

Compartilhar:

Mais notícias

20/03/2024

Dispositivos conectados em Hannover

Use o código para entrada gratuita

20/02/2024

Dos nossos especialistas para o mundo

Desenvolva suas habilidades com a equipe técnica da NOVUS

30/01/2024

Tecnologia para o setor de energia na Distributech 2024, nos Estados Unidos

A NOVUS Automation é um participante importante da Distributech 2024.

21/12/2023

A NOVUS é investidora estratégica da Sensify

A NOVUS tem o orgulho de anunciar que investiu na startup Sensify, que acaba de fechar rodada de captação de recursos com investidores estratégicos.

14/11/2023

Programe-se: prazos para 2023 e férias coletivas da NOVUS

Veja as datas limite para pedidos e período de férias

Assine nossa newsletter
Fique por dentro do acontece na NOVUS!