Casos de Sucesso

Home » Notícias » Casos de Sucesso » Praticidade e Confiança na Maior Empresa de Saneamento da América Latina

28/01/2015

Praticidade e confiança na maior empresa de saneamento da América Latina


Serviços prestados pela NOVUS cobrem a produção, coleta e tratamento de esgoto e distribuição de água da responsável pelo saneamento de 364 municípios do estado de São Paulo.

 

 

Serviços prestados pela NOVUS cobrem a produção, coleta e tratamento de esgoto e distribuição de água da empresa responsável pelo saneamento de 364 municípios do estado de São Paulo. Com a automação implantada no local, diversas dificuldades têm sido resolvidas. Todo o serviço de lavagem dos filtros de operação de dosagem e registro característico da água se tornou mais fácil após o auxílio dos serviços e produtos da NOVUS.

 

Alguns processos, como o tratamento de água, dependem da dosagem de produtos químicos, tarefa executada manualmente por um operador. Desta forma, por conta da dosagem ser manual, pode ocorrer desperdícios. Além da perda de confiabilidade, por não poder garantir os valores registrados, exigidos pela ANVISA. Outro problema foi encontrado na lavagem dos filtros, também realizada por um operador pelo fluxo reverso ou o acionamento de bombas de captação. A lavagem, que deveria ser feita levando em conta a qualidade da água, é realizada de forma aleatória.

 

Ao notar estes problemas, a NOVUS apresentou as soluções e forneceu seus serviços na instalação de painéis de controle em diferentes etapas dos processos. Com isso, a empresa de saneamento agora conta com um CLP no controle da dosagem dos produtos químicos para o tratamento e desinfecção que também aciona as válvulas de lavagem.

 

Também foi disponibilizado um painel com CLP no reservatório remoto que comunica-se com o central através de um par de AirGates-Modbus. Por não dispor de alimentação elétrica no local, a NOVUS instalou equipamentos do reservatório remoto com um conjunto de células solares e baterias. Foi fornecido um sistema de supervisão que permite monitorar a operação e registrar todos os dados de interesse do cliente. Agora, essas informações são disponibilizadas em qualquer ponto da Intranet da empresa.

 

Com estas soluções, a NOVUS ajudou a promover a redução de até 15% no consumo de produtos químicos; aumento significativo na qualidade da água fornecida à população e também a redução nas interrupções de fornecimento por falta de água no reservatório ou por lavagem de filtros em momento errados.

 

Para mais informações sobre esta e outras aplicações NOVUS, entre em contato com nosso Departamento de Aplicações através do e-mail: projetos@novus.com.br ou acesse a seção "Serviços" em nosso site.

Compartilhar:

Mais notícias

20/03/2024

Dispositivos conectados em Hannover

Use o código para entrada gratuita

20/02/2024

Dos nossos especialistas para o mundo

Desenvolva suas habilidades com a equipe técnica da NOVUS

30/01/2024

Tecnologia para o setor de energia na Distributech 2024, nos Estados Unidos

A NOVUS Automation é um participante importante da Distributech 2024.

21/12/2023

A NOVUS é investidora estratégica da Sensify

A NOVUS tem o orgulho de anunciar que investiu na startup Sensify, que acaba de fechar rodada de captação de recursos com investidores estratégicos.

14/11/2023

Programe-se: prazos para 2023 e férias coletivas da NOVUS

Veja as datas limite para pedidos e período de férias

Assine nossa newsletter
Fique por dentro do acontece na NOVUS!