Notas Técnicas

Home » Notícias » Notas Técnicas » Monitoramento de Câmaras Térmicas e Depósitos

28/11/2013

Monitoramento de câmaras térmicas e depósitos


Por se tratar de um compartimento isolado termicamente para conservação de uma série de produtos, como remédios e alimentos, as câmaras térmicas precisam manter as condições termo higrométricas, isto é, temperatura...

Por se tratar de um compartimento isolado termicamente para conservação de uma série de produtos, como remédios e alimentos, as câmaras térmicas precisam manter as condições termo higrométricas, isto é, temperatura e umidade.

 

Neste espaço, existe uma série de fatores que podem ocasionar alterações na temperatura: desde a transmissão de calor, que se dá através da parede, piso, teto, as cargas dos produtos, a infiltração do calor externo da câmara pela abertura das portas e demais fontes de calor, como iluminação, pessoas, motores entre outros. E como a perda de qualidade do produto está relacionada ao controle de temperatura, é necessário que estas alterações sejam controladas e registradas para garantir a qualidade dos produtos armazenados.

 

Por reconhecer a necessidade deste setor, a NOVUS desenvolveu soluções para monitorar câmaras térmicas e também dos equipamentos de refrigeração utilizados para armazenagem de perecíveis nos pontos de venda. Para aplicações na área de saúde estas soluções podem ser desenvolvidas, instaladas e validadas segundo os requisitos técnicos das principais normas, como a FDA (Food and Drug Administration) 21 CFR Parte 11 e a RDC 17:2010 da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

 

Qualificação e Validação
Com a finalidade de garantir os mínimos requisitos na fabricação, transporte e armazenamento determinados produtos, existem uma série de normas, que estabelecem regras a serem seguidas para a qualificação dos equipamentos e validação do processo. Estes procedimentos são essenciais para demonstrar que equipamentos e processos atendem aos requisitos de projeto em todas as situações.

 

Para auxiliar as empresas a obter a validação, a aplicação de equipamentos que realizam o monitoramento automatizado contribui no controle confiável e preciso dos processos. Pois além de realizarem o registro dos dados, o controle sobre os processos torna-se total, diminuindo as perdas por alterações na temperatura e a existência de períodos ociosos durante o ciclo da cadeia do frio.

 

A NOVUS possui uma solução completa e adequada para a Validação:
• Especificação da infraestrutura computacional
• Avaliação da área validável
• Análise e classificação dos riscos do processo
• Fornecimento de aquisitores e indicadores
• Sensores calibrados com certificado RBC
• Aplicação SuperView para 21 CFR Parte 11
• Documentação, interface e treinamento em português
• Confecção e execução dos Protocolos de Validação
• Aceleração de implantação
• Suporte técnico especializado

 

Monitoramento Wireless
O monitoramento de grandes depósitos dos Centros de Distribuição de Medicamentos, áreas de produção, envase e manipulação podem ser feito via wireless. Para monitorar a temperatura e a umidade do ambiente, a solução utiliza o transmissor RHT-Air, que possui sensores de alta precisão para o monitoramento de temperatura e umidade e um display LCD, possibilitando a visualização dos dados em campo, além de permitir a alteração dos parâmetros de configuração sem necessidade de conectá-lo ao computador.

 

O RHT-Air é conectado juntamente ao AirGate-Modbus, e incorporam juntos facilidades de configuração e aquisição de dados, além de versatilidade de instalação. As informações são enviadas ao FieldLogger, que realiza a aquisição e o registro dos dados.

 

Com isso, as condições ambientais de temperatura, umidade e pressão diferencial podem ser aferidas e rigorosamente monitoradas.

 

Monitoramento nos pontos de venda
Laboratórios de manipulação, farmácias, hemocentros entre outros estabelecimentos geralmente integram refrigeradores para armazenar seus produtos. Pensando nisso, a NOVUS desenvolveu um sistema de monitoramento instalado sobre a geladeira. Um sensor de temperatura instalado no interior do refrigerador  envia as informações para o sistema, sendo possível visualizar em seu display a indicação da temperatura. Caso a temperatura excursione para fora da da faixa permitida programada pelo usuário, o sistema aciona a sinalização sonora e luminosa de alarme.

 

O grande destaque deste sistema está na conexão com a Plataforma na Nuvem, por meio da Plataforma NOVUS M2M. Assim, as leituras de temperatura ficam armazenadas na rede e podem ser acessadas a qualquer momento pelo usuário utilizando um dispositivo móvel ou um computador com acesso à internet. Além da sinalização local de eventuais excursões de temperatura, o sistema envia notificações de alarme via SMS, notificando o usuário sobre mudanças na temperatura interna do refrigerador e também em caso de queda de energia.

 

A imagem a seguir ilustra a topologia típica de monitoramento de temperatura e umidade em um depósito, utilizando a tecnologia sem fio para aquisição de dados, o FieldLogger para centralização e registro histórico, o sistema supervisório Superview como painel de controle do sistema e a Plataforma NOVUS M2M para registro e disponibilização de dados na Nuvem.

 

Compartilhar:

Mais notícias

20/03/2024

Dispositivos conectados em Hannover

Use o código para entrada gratuita

20/02/2024

Dos nossos especialistas para o mundo

Desenvolva suas habilidades com a equipe técnica da NOVUS

30/01/2024

Tecnologia para o setor de energia na Distributech 2024, nos Estados Unidos

A NOVUS Automation é um participante importante da Distributech 2024.

21/12/2023

A NOVUS é investidora estratégica da Sensify

A NOVUS tem o orgulho de anunciar que investiu na startup Sensify, que acaba de fechar rodada de captação de recursos com investidores estratégicos.

14/11/2023

Programe-se: prazos para 2023 e férias coletivas da NOVUS

Veja as datas limite para pedidos e período de férias

Assine nossa newsletter
Fique por dentro do acontece na NOVUS!