Notícias

Home » Notícias » Solução Para Aplicações de Telemetria: Airgate-gprs

10/06/2013

Solução para aplicações de telemetria: AirGate-GPRS


O AirGate-GPRS permite acesso remoto aos dados de uma rede Modbus local e a sinalização de ocorrências de alarme e status através de SMS. Ele pode ser aplicado no monitoramento de redes remotas, tanto em redes distantes geograficamente quanto em redes próximas que possuam dificuldade de conectividade com o mundo externo.

O AirGate-GPRS permite acesso remoto aos dados de uma rede Modbus local e a sinalização de ocorrências de alarme e status através de SMS. Ele pode ser aplicado no monitoramento de redes remotas, tanto em redes distantes geograficamente quanto em redes próximas que possuam dificuldade de conectividade com o mundo externo.

Através de suas múltiplas interfaces (1 USB, 2 RS485 e 1 GSM/GPRS), pode ser inserido em uma rede Modbus-RTU causando pouca ou nenhuma interferência. Ele funciona como um gateway, recebendo pacotes Modbus de mestres locais e/ou remotos e roteando os pacotes para os escravos da rede. Uma vez configurado e com um SIM Card presente, ele abre uma conexão com um servidor remoto através da rede celular (GSM/GPRS), oferecendo um caminho para o acesso à rede local. Entre as principais vantagens de se utilizar o AirGate-GPRS podemos destacar:

- Conexão a um servidor remoto (configurado) na nuvem, permitindo o acesso aos dados da rede local.
- Varre registradores da rede local (canais remotos), podendo ele mesmo verificar a ocorrência de situações de alarme.
- Substitui um conversor USB-RS485 para monitoramento local.
- Suas duas interfaces RS485 são independentes e podem operar como 1 mestre e 1 escravo, permitindo a inserção de monitoramento remoto em uma rede já existente sem impacto algum, ou 2 mestres, permitindo acessar o dobro de escravos.
- Possui duas entradas analógicas ou digitais.
- A interface GSM/GPRS funciona com todas as operadoras brasileiras, sendo certificado pela ANATEL.

 

Notificações de alarme
Outra solução que o AirGate-GPRS oferece é a notificação de alarme via SMS a múltiplos destinatários. É possível receber notificações de alarmes, ocorrências de erros nos canais analógicos do aparelho e o estado atual de até 2 canais, independente se forem analógicos, digitais e remotos, que podem ser enviadas periodicamente. Para cada uma destas há a opção configuração para permitir quais usuários receberão as mensagens.


Possibilidades de topologia:


1 - Monitoramento Remoto SEM Monitoramento Local
Nesta aplicação, o AirGate-GPRS permite o acesso remoto aos dados da rede Modbus RTU através da rede celular (GSM/GPRS) e do envio de mensagens (SMS) de alarmes e status.

2 - Monitoramento Remoto COM Monitoramento Local
Nesta aplicação, o AirGate-GPRS é inserido em uma rede Modbus que necessita de supervisão local.

Além de fazer o papel de um conversor USB-RS485, ele permite o acesso remoto aos dados da rede Modbus RTU através da rede celular (GSM/GPRS) e do envio de mensagens (SMS) de alarmes e status.


3 - Monitoramento Remoto COM DUPLO Monitoramento Local
Nesta aplicação, o AirGate-GPRS é inserido em uma rede Modbus que necessita de supervisão local por meio de 2 mestres Modbus.
Além disso, devido à capacidade de roteamento dos pacotes, ele permite o acesso remoto aos dados da rede Modbus RTU através da rede celular (GSM/GPRS) e do envio de mensagens (SMS) de alarmes e status.


4 - Monitoramento Remoto apenas COM SMS
Nesta aplicação, o AirGate-GPRS pode ou não estar inserido em uma rede Modbus.
O monitoramento das variáveis desejadas é feito apenas por mensagens de texto que informam o status periódico de algumas variáveis e condições de alarme.

 

Mais informações sobre o AirGate-GPRS podem ser obtidos clicando aqui.

Compartilhar:

Mais notícias

20/03/2024

Dispositivos conectados em Hannover

Use o código para entrada gratuita

20/02/2024

Dos nossos especialistas para o mundo

Desenvolva suas habilidades com a equipe técnica da NOVUS

30/01/2024

Tecnologia para o setor de energia na Distributech 2024, nos Estados Unidos

A NOVUS Automation é um participante importante da Distributech 2024.

21/12/2023

A NOVUS é investidora estratégica da Sensify

A NOVUS tem o orgulho de anunciar que investiu na startup Sensify, que acaba de fechar rodada de captação de recursos com investidores estratégicos.

14/11/2023

Programe-se: prazos para 2023 e férias coletivas da NOVUS

Veja as datas limite para pedidos e período de férias

Assine nossa newsletter
Fique por dentro do acontece na NOVUS!