3 problemas causados pela queima de CLP’s e como evitá-los

A queima de processadores nos CLP ‘s representa um grande desafio no dia a dia de qualquer operação automatizada. Quando ocorre, o dispositivo fica inutilizável e inviabiliza a continuidade dos processos que comandava. Felizmente, há formas simples e baratas de prevenir a perda de CLP’s.

Entenda 3 problemas causados pela queima de CLP

  1. Gasto com equipamento novo

A perda de um equipamento acarreta na necessidade de substituição da peça, gerando custo de aquisição de um novo dispositivo. Raramente há em estoque um CLP de mesmo modelo para substituição imediata e, mesmo que haja, é necessário contabilizar o tempo de troca das peças.

Quando não há um equipamento para substituir o CLP queimado, é preciso adquirir um novo e aguardar o tempo de entrega, além, é claro, do tempo de instalação já mencionado. Se o produto for importado, há chances de que a espera por uma nova peça seja de semanas, gerando todo o tipo de atraso na programação das operações.

  1. Parada na produção

Parada na produção por queima de CLP é um problema mais comum do que se imagina e, ainda assim, há empresas que conhecem soluções simples e baratas para evitar este tipo de problema. A parada gera custos extras, além da aquisição do equipamento. Tempo improdutivo está diretamente ligado à receita negativa.

A parada na produção também exige que as equipes responsáveis parem suas atividades planejadas para solucionar um problema que poderia ser evitado.

  1. Downtime e suas consequências

Os prejuízos do downtime, ou tempo de fábrica parada, vão além de recursos financeiros e de tempo. As paradas geram efeitos negativos na produtividade individual dos colaboradores já que sua atenção é desviada e leva-se tempo até que se consiga recuperar o ritmo e a concentração antes do imprevisto.

As entregas da operação de manufatura também ficam comprometidas com o downtime, gerando impacto negativo frente aos clientes que correm o risco de receber seus pedidos com atraso.

Como evitar a queima de CLP

Relé de interface é um dispositivo de baixo custo que provê segurança e permite a continuidade das atividades.

 

Notável no portfolio de produtos NOVUS, o relé de interface NIO foi pensado para complementar a oferta de dispositivos e equipamentos eletrônicos com a confiança e qualidade da marca. Este produto está disponível e traz como principal benefício a proteção de Entradas e Saídas, evitando a queima de dispositivos em caso de surtos de energia.

Além da segurança de que equipamentos mais sofisticados e caros não queimem, o custo benefício de um relé de interface como NIO também traz vantagens como:

  • Rápida substituição dos relés
  • Evita paradas na fábrica
  • Três modelos de potência, adequados para as diferentes demandas dos equipamentos instalados

Veja as especificações técnicas do relé de interface NIO e solicite um orçamento.

 

Leia mais:

7 motivos para escolher um controlador modular

Calibrar instrumentos de medição: como ajudar o cliente a pular esta etapa

Varejistas têm até 20% de economia de energia com sistema que integra DigiRail Connect

 

 

Saiba mais sobre relé de interface:

O que é relé de interface?

Relé de interface como o NIO funciona como um interruptor elétrico responsável por abrir e fechar um circuito eletrônico ou eletromecânico para manter a isolação elétrica entre o circuito e o comando. O relé de interface é amplamente utilizado no isolamento dos sistemas de comandos, nas entradas ou saídas, para proteger equipamentos contra surtos de tensão e curtos-circuitos.

Este tipo de dispositivo para automação é um conjunto constituído por uma base com encaixe para trilho DIN e um relé acoplador substituível que faz a abertura e o fechamento do circuito garantindo o isolamento elétrico entre comando e circuito. O relé acoplador é facilmente substituído em caso de sobrecarga, queimando este dispositivo simples e barato protegendo os demais equipamentos do sistema.

Também conhecido como relé auxiliar, relé de segurança ou isolador, ou relé de segurança, o NIO controla os circuito elétricos por meio de contatos NA (normalmente aberto) ou NF (normalmente fechado).

Para que serve o relé de interface?

Um relé de interface como NIO promove o isolamento elétrico evitando a queima de equipamentos em casos de surto de energia ou curto-circuito. O principal intuito em ter um relé de interface em painéis e sistemas de automação industrial é a separação dos acionamentos de cargas do comando. Dessa forma, o relé acoplador atua na manutenção da integridade dos equipamentos e sistemas, como controladores e CLP’s.