5G em produtos IoT: necessidade ou capricho?

Nos último anos, a tecnologia 5G tem sido a protagonista em várias campanhas de marketing, principalmente das operadoras de telefonia celular. Com a promessa de uma velocidade de dados altíssima, é compreensível o interesse de todos por essa tecnologia que melhora a usabilidade dos smartphones e permite algumas aplicações que até então eram inviáveis.

Contudo, para a IoT (Internet of Things – Internet das Coisas), isso não tende a fazer muita diferença. Principalmente se estivermos monitorando variáveis relativamente lentas, como temperatura ou umidade relativa. Essas aplicações tipicamente se caracterizam pelo envio de poucos dados de forma esporádica e, em muitos casos, em um hardware com restrições de energia (alimentados por baterias) e de custo.

Isso quer dizer que produtos destinados ao mercado de IoT não entrarão no “mundo 5G”? Não!

O padrão 5G em produtos IOT

O padrão 5G, conforme idealizado pelo 3GPP (www.3gpp.org), estaria preparado para três grandes famílias de casos de uso:

  • Enhanced Mobile Broadband (eMBB) – engloba as melhorias para aplicações com smartphones e assemelhados. Por motivos de rentabilidade e pressão de mercado, tem sido a prioridade no lançamento do 5G.
  • Ultra Reliable Low Latency Communications (uRLLC) – permite aplicações como veículos autônomos.
  • Massive Machine Type Communications (mMTC) – aceita a conexão de milhares de dispositivos em uma área relativamente pequena, como são as aplicações típicas de IoT.

Com o 4G (LTE – long term evolution), surgiram os padrões NB-IoT (narrow-band IoT) e LTE-M, ou LTE Cat-M (LTE-based Machine Type Communications), a fim de proporcionar longo alcance e baixo consumo de energia com o sacrifício de termos pouca banda para dados. Esses padrões já estão sendo usados mundo afora em diversas aplicações.

A boa notícia é que o 5G, através do mMTC, tende a manter ambos os padrões! Ou seja, produtos que usam a tecnologia NB-IoT ou LTE Cat-M serão automaticamente suportados pela tecnologia 5G. A outra boa notícia é que o custo dessas tecnologias, seja em hardware, seja no plano mensal, é bem mais baixo que um plano 5G “padrão”.

Isso traz a segurança a quem usa produtos com NB-IoT ou LTE Cat-M de que a tecnologia terá longevidade suficiente para suas aplicações. E, para aqueles que questionam sobre a presença de 5G no produto, observem se a real necessidade é por ter alta velocidade, largura de banda e baixa latência, ou se é apenas um instrumento de marketing. Caso seja só marketing, podem manter a paz de espírito de dizer que produtos com as tecnologias NB-IoT e LTE Cat-M são compatíveis com 5G.

Artigo escrito por Sandro Rafael dos Santos, Diretor de Pesquisa & Desenvolvimento da NOVUS.

 

Artigos relacionados:

IoT na refrigeração: tendências em automação

Programa SILICON BOX: sandbox da NOVUS

Conheça as vantagens de um micro CLP