Como fazer qualificação térmica com calibração acreditada pela CGCRE, uma divisão do INMETRO

Garantir informações precisas e exatas na qualificação térmica depende de alguns fatores, inclusive a confiabilidade dos equipamentos utilizados e da calibração a que estes são submetidos periodicamente. Normas e diretrizes para controle de qualidade são exigentes e conduzir os processos de qualificação de maneira adequada assegura a continuidade em armazéns farmacêuticos e câmaras frias.

Os parâmetros referentes à eficiência do controle de temperatura são determinados pela RDC 430, resolução da Anvisa que confere boas práticas para transporte, distribuição e armazenagem de medicamentos. Estão descritos nesta resolução os pontos essenciais para que se atinja o padrão de excelência para atuação neste segmento.

A Resolução da Diretoria Colegiada RDC 430 prevê a obrigatoriedade da qualificação térmica de equipamentos, instalações e transportes, especialmente para medicamentos termolábeis.

Qualificação térmica e calibração confiável

A qualificação térmica é parte da comprovação da garantia de conservação e viabilidade de termolábeis até o fim da cadeia de distribuição e armazenamento. É de suma importância que os produtos mantenham as condições adequadas para sua eficácia, reduzindo perdas. Realizá-la parece complexo, mas há uma solução capaz de viabilizar este processo de maneira mais rápida e ainda confiável e assertiva.

Quando a temperatura é um dos principais fatores de conservação, a qualificação térmica deve atestar que câmaras refrigeradas, freezers, geladeiras, refrigeradores e outros equipamentos estejam em pleno funcionamento. A temperatura precisa ser mantida dentro do padrão estabelecido pelo fabricante para o fim a que se destina o equipamento.

qualificação térmica

A calibração dos instrumentos para qualificação térmica é fundamental para garantir a confiabilidade dos dados coletados. A exigência é que esta calibração seja feita periodicamente já que mesmo os mais confiáveis sensores possam apresentar variação no desempenho com o passar do tempo.

A maleta de sensores para qualificação térmica NCase é um equipamento completo com a garantia de calibração do Laboratório de Metrologia NOVUS, acreditado pela CGCRE [Calibração ABNT NBR ISO/IEC 17025 CAL 0455]. Além da calibração prévia à entrega do novo equipamento, a equipe está apta a realizar o serviço periodicamente.

 

Saiba mais sobre qualificação térmica confiável

Leia também:

10 passos para ter uma fábrica de alta eficiência

Linha de SSR da NOVUS tem certificação da Underwriters Laboratories

NOVUS amplia ranges de transmissor de ultra baixa pressão diferencial ideal para salas limpas