Agora que você sabe que Arduino na indústria é uma realidade, vamos ultrapassar novas barreiras? Assista os vídeos.

Em um mundo onde as mudanças são cada vez mais rápidas e a constante evolução tecnológica lança novidades a todo o momento, inovar é uma obrigação. Mas mais do que inovar, é preciso inovar de maneira disruptiva. Você conheceu o DigiRail NXprog, a plataforma de I/O com CPU programável em Arduino da NOVUS. Com ele e nossos vídeos, mostramos que Arduino na indústria é, mais do que uma tendência, uma certeza. E como toda tecnologia que quebra barreiras, ela possibilita sempre avanços, pois são os próprios usuários que desenvolvem as novas possibilidades.

Confira agora alguns vídeos de aplicações complexas e baixe os códigos para que você veja, na prática, que com o Arduino, até as aplicações mais sofisticadas são possíveis!

 

Controle ON/OFF

Este exemplo demonstra o controle ON/OFF em um processo de aquecimento de uma lâmpada. De forma simplificada, o exemplo mostra a ativação e desativação de alimentação de uma lâmpada incandescente através do chaveamento da saída relé do DigiRail NXprog. Então, quando a temperatura medida pelo sensor Pt100 está abaixo do setpoint, a lâmpada fica acesa. Quando a temperatura setpoint é atingida, a lâmpada desliga, sendo acionada novamente apenas quando a histerese é ultrapassada e mantendo a temperatura ao redor do setpoint ao ligar e desligar a lâmpada.

Para baixar o código, clique aqui.

 

Controle PID

Este exemplo demonstra o controle PID em um processo de aquecimento de uma lâmpada. De forma simplificada, o exemplo mostra a ativação e desativação de alimentação de uma lâmpada incandescente através do chaveamento da saída relé do DigiRail NXprog. Dessa forma, quando a temperatura medida pelo sensor Pt100 está abaixo do setpoint a lâmpada fica acesa e quando a temperatura se aproxima do setpoint, o chaveamento do relé respeita a frequência estabelecida pelo PWM, deixando parte do tempo ativada e parte do tempo desativada. Depois de alguns minutos do processo rodando, a banda de temperatura ao redor do setpoint fica bem estreita, eliminando praticamente todo o overshoot.

Para baixar o código, clique aqui.

 

Leitura e Escrita Modbus TCP

Este exemplo demonstra a leitura e escrita do DigiRail NXprog por Modbus TCP, utilizando a região da tabela de registradores de 400 a 499, que é a região acessível tanto pela aplicação Arduino quanto pelos I/Os. Para essa demonstração, foi utilizado um software de comunicação serial para acessar o registrador 400 e 401 por Modbus TCP/IP, de forma que, ao escrever algum valor no registrador 400, ele é exibido pelo monitor serial que está lendo os registradores do DigiRail NXprog. O registrador 401 é um contador do número de escritas no registrador 400, que vai incrementando a cada escrita.

Para baixar o código, clique aqui.

 

Data Logger

Este exemplo demonstra a implementação de um Data Logger simplificado, que registra os dados do DigiRail NXprog e disponibiliza esses dados através do monitor serial. Algumas funções avançadas são utilizadas para esse exemplo, como RTC com NVRAM, para armazenar o último timestamp logado em caso de perda de energia; e as funções de memória da biblioteca EEPROM. Alguns comandos foram implementados para o funcionamento do Data Logger, são eles: START, para iniciar os registros; STOP, para parar os registros; CLR, para limpar a memória e DUMP, para exibir todo o conteúdo da memória do monitor serial.

Para baixar o código, clique aqui.

 

Leitura RHT Climate por Modbus RTU

Este exemplo demonstra a leitura de um transmissor de temperatura e umidade relativa por Modbus RTU através do DigiRail NXprog. Através da RS485 nativa do DigiRail NXprog é possível realizar a leitura de registradores de escravos Modbus RTU. Dessa forma, foi possível ler Temperatura, Umidade Relativa e ponto de orvalho do RHT Climate e exibir essas informações no console da IDE Arduino.

Para baixar o código, clique aqui.

Escrita RHT Climate por Modbus RTU

Este exemplo demonstra a escrita de comandos no transmissor RHT Climate através do DigiRail NXprog por Modbus RTU, utilizando os comandos de forçamento de valores disponíveis no transmissor de temperatura e umidade relativa, foi possível forçar um valor de umidade relativa que ficou visível no display do RHT Climate. Demonstrando que é possível realizar escritas em escravos Modbus RTU através do DigiRail NXprog.

Para baixar o código, clique aqui.

Quer conhecer mais sobre o DigiRail NXprog? Baixe agora mesmo o folheto do produto!

Não assistiu os vídeos anteriores com aplicações mais simples? Acesse aqui!