Arduino na indústria, será que essa moda pega?

Nesse artigo, a especialista de produtos da NOVUS, Fernanda Schmidt, vai nos explicar como é possível usar o Arduino – uma plataforma tão fácil que é usada até mesmo em escolas – em robustos equipamentos desenvolvidos para a indústria.

Boa leitura!

A indústria – independente do segmento – busca cada vez mais eficiência e qualidade. Os equipamentos de automação industrial contribuem com isso, trazendo novas tecnologias, dispositivos conectados, inteligentes e acessíveis. Entretanto, um dos equipamentos mais inteligentes da área industrial e que é atualmente uma solução para diversos problemas de automação, o CLP – Controlador Lógico Programável, ao invés de ser intuitivo e simples de utilizar, exige uma programação em linguagem LADDER, que é uma linguagem que poucas pessoas dominam e essa escassez de profissionais habilitados acaba inibindo o mercado de pequenas e médias automações.

E se existisse uma forma de programar sistemas complexos de forma mais fácil e intuitiva?

Este tipo de programação já existe e ela se chama Arduino!

O Arduino é uma plataforma open source que foi criada com o objetivo de ser barata, funcional e fácil de programar, atingindo dessa forma públicos como estudantes e projetistas amadores. A facilidade de programação se comprova, por exemplo, pelo número de códigos criados todos os dias com base nessa plataforma. Um dos criadores da plataforma, Massimo Banzi, no vídeo de seu TED Talks, fala sobre a dificuldade de criar algo que até uma criança possa programar e aponta que a comunidade – pessoas no mundo todo que desenvolvem os códigos – é uma das grandes responsáveis pelo sucesso do Arduino no mundo. O GitHub por exemplo, é visto como o grande concentrador de códigos dessa comunidade.

A empresa se apresenta como: “GitHub is how people build software”, em tradução livre: GitHub é como as pessoas criam software. Mais de 36 milhões de usuários participam dessa comunidade e aprendem, compartilham e trabalham juntos para geração de códigos. Segundo um dado buscado na ferramenta de pesquisa do próprio GitHub, desde a criação da plataforma (outubro de 2007), mais de 426 mil commits de código para Arduino foram realizados.

Mas se Arduino é coisa de criança, qualquer um pode programar?

Sim, essa é a ideia! Tornar a engenharia acessível deveria ser visto como um ganho para a área, pois o nível básico de entendimento cresce como um todo. Ingressar em um curso técnico ou em um curso de engenharia já sabendo o básico abre espaço para a criação de projetos e tecnologias muito mais complexas. E é pensando assim que muitas escolas já adotaram o Arduino, inclusive, no currículo do Ensino Fundamental.

Na escola tudo bem, mas e na indústria? O hardware é robusto para isso?

Realmente, o mercado maker se preocupa muito mais em fazer coisas diferentes, implementar funcionalidades interessantes, do que projetar hardwares com robustez e confiabilidade. Mas e se desse pra unir as duas coisas? Arduino e robustez. Um hardware industrial com certificações internacionais de confiabilidade e programação Arduino? Será que é possível?

É possível, acreditem. A NOVUS possui o módulo de I/O programável por Arduino DigiRail NXprog. Ele foi projetado para simplificar e modernizar a linguagem de programação industrial e além das facilidades do mundo Arduino, possui hardware é robusto e todas as certificações internacionais necessárias para dar confiabilidade aos processos industriais mais complexos.

Quer saber mais sobre os módulos de I/O da NOVUS? Assista este webinar e encontre respostas para as suas dúvidas sobre esse importante dispositivo de uso industrial!