Como calcular o OEE da minha fábrica? Fizemos uma planilha que vai ajudar você!

Nós já contamos para você que o OEE (Overall Equipment Effectiveness, ou Eficiência Global do Equipamento) é um indicador que aponta o nível de eficiência de um equipamento, muito utilizado na indústria.  Saber como calcular o OEE é de extrema importância para a melhoria dos processos.

 O que é OEE e por que é importante?

O índice OEE compara a capacidade de produção que um equipamento possui com a quantidade entregue por ele, ou seja, é um indicador capaz de traduzir a eficiência das máquinas em uma fábrica, medindo a capacidade de fabricação de novos itens. A partir dessa métrica, é possível saber quanto tempo é realmente gasto na produção. Calcular o OEE é imprescindível para reduzir desperdícios e aumentar o desempenho das máquinas, aprimorando a operação.

Como calcular o OEE?

A fórmula que representa o cálculo é OEE = disponibilidade x qualidade x performance.

  • Disponibilidade: quantidade de tempo de trabalho de um equipamento, em comparação com o período em que ficou disponível para seu funcionamento, ou seja, parado. Essa paralisação pode ser planejada ou não.

Disponibilidade% = (Tempo produzindo / Tempo programado para produzir) * 100%

Ou seja: quanto maior o tempo produzindo, maior a disponibilidade. E quanto menor a disponibilidade, maior é o tempo que o equipamento ficou parado.

  • Qualidade: índice utilizado para medir produtos e itens que apresentam defeitos, e não podem ser entregues ao cliente. É fundamental, portanto, manter o controle e monitorar constantemente a produção em série.

Qualidade% = (Quantidade de Itens Bons / Quantidade Total Produzida)* 100%

  • Performance: avalia o ritmo de produção, levantando dados sobre a velocidade de produção de determinado item, comparando com o nível de agilidade esperado. A performance compara a quantidade produzida com a quantidade teórica que poderia ter sido produzida enquanto o equipamento estava produzindo, independente da qualidade do que foi produzido, sendo calculado da seguinte maneira:

Performance% = (Quantidade Produção Real / Quantidade Produção Teórica) * 100%

E então, preparado para descobrir o OEE de sua empresa e otimizar seus processos?

Criamos uma planilha para calcular o OEE onde você pode descobrir a Eficiência Global do Equipamento de cada equipamento que produz. Clique aqui para fazer o download.

E não é só isso! Com ajuda da planilha calculadora que fizemos para você, é possível descobrir o faturamento por OEE de cada produto. Viu como as melhorias em sua empresa podem ser mais simples de implantar do que você imaginou?

O que está esperando? Baixe agora mesmo a planilha e comece a transformar a sua fábrica!

 

>>> Veja como uma fábrica aumentou em 10% seu OEE com hardware dedicado e software MES. 

 

Não se esqueça de continuar acompanhando o blog da NOVUS para não perder nenhuma novidade e conhecer dicas importantes para o seu segmento de atuação.

 

 

Leia também:

10 passos para ter uma fábrica de alta eficiência

Mitos e Verdades sobre a Indústria 4.0

Os desafios de abastecimento de água no Brasil