Como escolher um controlador de processos para a sua aplicação

O uso de controlador de processos nos ambientes industriais permite a consistência na qualidade dos produtos com eficiência energética e segurança. As aplicações são tão variadas quanto os segmentos de atuação na indústria. Não é à toa que a oferta de controladores é ampla e diversificada. Então como escolher o equipamento adequado para cada necessidade?

Veja alguns pontos importantes a se considerar ao escolher um controlador de processos.

Compatibilidade e expansão

Ao optar por um controlador, é preciso levar em consideração a projeção futura de sua atuação. Se há a expectativa de expansão, o dispositivo deve ser compatível com a operação atual e também futura. Por isso, avaliar a potência do equipamento é fundamental e esta informação deve fazer parte do escopo do projeto.

A quantidade de entradas e saídas é outro ponto essencial ao escolher um dispositivo para controle de processos. Ainda é preciso considerar, conforme a expectativa que se tem do equipamento, a facilidade ou até mesmo a viabilidade para instalação e remoção do controlador.

Configuração e uso de cada controlador de processos

Os métodos de configuração de controladores podem ser tão variados quanto a oferta de produtos no mercado. Idealmente, configurar um controlador deveria ser simples e intuitivo, mas na prática isto nem sempre se prova verdade. Portanto, é importante levar em consideração a usabilidade dos softwares ou comandos de configuração de um controlador.

A grande variedade de aplicações de controladores em processos industriais coloca estes dispositivos nas mãos de operadores com conhecimentos e expertises muito distintas. Considerando o uso de controladores diferentes ao longo do processo, a complexidade da configuração é maior quando é necessário conhecer e utilizar softwares diferentes para cada um dos eletrônicos aplicados. Logo, a padronização é interessante e traz mais eficiência ao processo, reduzindo, também o custo de horas dedicadas à estas tarefas.

Se tenho diferentes necessidades, preciso de vários modelos de controladores?

A dúvida é comum. Aplicações que utilizam controladores em diferentes partes do processo acabam usando dispositivos variados ao longo de toda a cadeia. O benefício é ter produtos aplicados para atender as especificações de cada etapa. Mas há algumas desvantagens.
A primeira delas é a variedade de métodos de configuração e softwares necessários para manter todos os equipamentos operantes. As pessoas responsáveis pelos processos precisam estar à par das especificações técnicas de cada um dos controladores.

A substituição de um dispositivo ou de um de seus componentes tem complexidade maior quando há 2, 3 ou mais modelos de controladores aplicados. Adequar os equipamentos eletrônicos à novas necessidades em termos de potência também pode ser um desafio.

A NOVUS, no entanto, desenvolveu uma única solução capaz de resolver estes dois grandes desafios no uso de controladores de processos industriais. Para saber mais e conhecer o lançamento mais inovador em termos de controladores, basta se inscrever nesta lista de espera para receber em primeira mão as informações completas sobre esta novidade.

ASSISTA AO WEBINAR DE LANÇAMENTO