Conheça a história de um dos pratos preferidos de todo o mundo: a pizza!

Uma pizza cai bem em qualquer momento. Mas você conhece a origem deste prato tão popular?

Historiadores conferem uma múltipla nacionalidade para essa maravilha gastronômica: o disco teria sido inventado no Egito, por volta de seis mil anos antes de Cristo. Outros afirmam que os primeiros foram os gregos, que faziam massas a base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e as assavam em tijolos quentes.

Produzido a base de farinha e água e aberto em uma espessura bem fina, o disco era conhecido como “Pão de Abraão” ou “piscea”, o que provavelmente originou o nome atual “Pizza”.

Por volta de 300 a. C., os fenícios adicionaram carne e cebola ao disco de massa. Também eram utilizadas ervas regionais e azeite de oliva, comum no Oriente Médio e Mediterrâneo. Conta a história que foram os turcos, que já se deliciavam com a receita, que a levaram ao porto de Nápoles, no sul da Itália, durante as Cruzadas.

A chegada na terra da bota

A pizza como conhecemos hoje tem suas origens na Itália. Os napolitanos adicionaram à receita o trigo na massa e o molho de tomate, fruta descoberta nas Américas e levada à Europa pelos espanhóis. O sabor Napolitano, também conhecido por Marinara, é uma homenagem à cidade que difundiu a pizza da forma como ela é hoje. Ele leva uma base farta de molho de tomate, muitas vezes com pedaços, alho, orégano, azeite e nada mais.

Outro sabor muito tradicional que tem suas origens no porto no sul da Itália é a pizza Margherita, que leva tomate, azeite de oliva, queijo muçarela e folhas de manjericão. O vermelho do tomate, o branco do queijo e o verde do manjericão são as cores da bandeira da Itália, e o nome da receita é uma homenagem à rainha Margherita de Savóia.

Origem Controlada e alto padrão de qualidade

No século XX, foi fundada, em Nápoles, a Associação da Verdadeira Pizza Napolitana, com a missão de promover a culinária e a tradição da pizza napolitana, defendendo a receita original das modificações que o prato sofreu em todo o planeta.

A associação trabalha para que a pizza napolitana seja reconhecida pelo governo italiano como um produto “DOC” (Denominação de Origem Controlada), uma designação que regulamenta produtos regionais, tais como os famosos vinhos portugueses.

Segundo a associação, a Verace Pizza Napoletana deve ser confeccionada com farinha, fermento natural ou levedura de cerveja, água e sal. A pizza deve ser, ainda, trabalhada somente com as mãos ou por alguns misturadores devidamente aprovados por um comité da organização. Depois de descansar, a massa deve ser esticada com as mãos, sem o uso de rolo ou equipamento mecânico. Na hora de assar, a pizza deve ser colocada em forno a lenha, a 485 °C, sendo que, sobre a superfície do forno, não deve ser colocado nenhum outro utensílio.