Controlador de processos: N1050 cumpre forma e função

Engenharia e funcionalidades, quando se fala em controlador de processos, entram no quesito função. O tamanho e o formato representariam a parte da forma. Mas será que é só isso?

Ao considerar acessórios para um produto que deve ter apelo para o cliente final, o visual corresponde a qual porcentagem da tomada de decisão?

A resposta não é simples por um motivo principal: o processo de tomada de decisão de uma compra não é rastreável e, portanto, não é mensurável. Uma escolha é um conjunto de ações que envolve os sistemas cognitivos consciente e subconsciente. Por mais que seja possível direcionar o processo decisório de uma pessoa, não é possível controlá-lo em sua integridade.

Assim, corresponder às expectativas de função é o básico, mas é possível adicionar valor a um produto através de características que atuam nos processos cognitivos que acontecem sem que o cliente se dê conta.

Controlador com display LCD: visual moderno

A tecnologia do display de LCD não é nova. Na década de 80, a NOVUS já possuía produtos com telas deste material, como o nosso primeiro data logger DL4000. No entanto, este tipo de display evoluiu e tornou-se mais adaptável para diferentes dispositivos. Atualmente, a tecnologia LCD possibilita que produtos consolidados no mercado, como controladores de processo, modernizem sua interface direta com o usuário.

O display de LCD do controlador N1050 é a primeira característica visível deste compacto dispositivo. Completo em suas funcionalidades, possui funções PID, rampas e patamares, temporizador, saída analógica, auto sintonia e ainda é fácil de programar. No entanto, nada disso é evidentemente visível para o usuário final que terá o controlador em seu campo de visão quase todos os dias.

Controlador além da função

A visão é um sentido. Não é uma mera janela por onde observamos o mundo. Cores e formas também causam sensações corporais e respostas sensoriais, ainda que de forma muito mais sutil que se experiência no paladar ou olfato.

Em um exercício para fins comparativos, imagine dois carros, um da marca Volkswagen e um Lamborghini. Esta avaliação leva em conta apenas o formato dos carros, sem considerar sua engenharia.

Partindo do princípio de que ambos tenham sido fabricados no mesmo ano, qual dos carros imaginados parece mais moderno, mais potente e de maior valor agregado? Agora imagine que os dois têm o mesmo motor e são vendidos pelo mesmo preço. Assim fica fácil escolher, não?

Enquanto a função é o principal requisito para a escolha de um carro ou um dispositivo eletrônico, a forma é capaz de comunicar valor e, inclusive, a eficiência. E ser visualmente atraente é apenas mais um dos atrativos do controlador N1050.

Veja os detalhes sobre este controlador de processos.

 

Leia também:

Como escolher um controlador de processos para a sua aplicação

Armazenamento de medicamentos: inteligência no monitoramento em logística farmacêutica

3 problemas causados pela queima de CLP’s e como evitá-los