Data logger em estação meteorológica: em mais de 30 usinas fotovoltaicas, a Bulbe Energia usa FieldLogger

Bulbe Energia é uma das principais fornecedoras de energia elétrica obtida de fonte limpa do país, atuando no modelo de geração distribuída. Minas Gerais, berço da empresa, é o estado com a maior presença de geradores de energia sustentável no Brasil atualmente.

As estações meteorológicas próprias, que fornecem orientação para a operação das 30 usinas da Bulbe Energia, utilizam o data logger FieldLogger, da NOVUS, para monitorar e registrar variáveis indispensáveis para alta eficiência e eficácia na geração de energia fotovoltaica. Dados obtidos de piranômetros, termopares, anemômetro e um pluviômetro de báscula são concentrados pelo FiedLogger e disponibilizados via Modbus TCP para comunicação com a plataforma SCADA local e com a nuvem.

Os dados coletados, como temperatura e umidade, fornecem as informações para avaliação da geração através dos painéis solares fotovoltaicos. As variáveis indicam a capacidade de geração real de cada placa, permitindo o monitoramento da eficiência da usina, oportunizando a previsão comparativa através de modelos matemáticos. Assim, é possível obter uma análise preditiva da capacidade da usina de fonte renovável e antecipar se será necessário suprir a demanda dos clientes junto às distribuidoras tradicionais.

Felipe Gomes, analista de estratégia digital sênior na Bulbe Energia, lembra que a demanda por padronização de dispositivos em todas as unidades de geração da empresa trouxe o FieldLogger como solução para as estações meteorológicas das usinas.

Energia renovável no Brasil

O modelo de geração distribuída teve suas primeiras usinas operando em território brasileiro em 2017. Em 2022, o Brasil era o 13º gerador do mundo em capacidade instalada acumulada para a energia fotovoltaica. Segundo a ANEEL, há mais de 1600 unidades de geração distribuída de energia atendendo um mercado com demanda crescente.

Hoje a Bulbe Energia opera no norte do estado de Minas Gerais com “mini” usinas, em áreas com aproximadamente 8 hectares. No Brasil, existem 3 classificações para a geração de energia fotovoltaica:

  • Abaixo de 75 kW – Microgeração (residências);
  • 75kW a 3 MW – Minigeração (empresas como a Bulbe com áreas de 8ha);
  • Acima de 3 MW – Geração Centralizada.

Sobre a Bulbe Energia

Criada em 2017 e com o projeto-piloto instalado em 2019, a Bulbe utiliza dispositivos FieldLogger da NOVUS em suas estações meteorológicas nas plantas de geração de energia fotovoltaica. Investindo na construção, operação e manutenção de usinas solares fotovoltaicas com modelo de geração distribuída. No primeiro semestre de 2022, o investimento acumulado foi de R$97 milhões e o plano contempla mais 30 usinas fotovoltaicas gerando 200 GWh/ano.

Hoje, há mais de 100.000 residências conectadas à energia sustentável no formato de assinatura. A empresa evidencia seu propósito de sustentabilidade com a compensação de 12.000 toneladas de CO₂ por ano e almeja o posto de maior geradora de energia sustentável de Minas Gerais.

 

Saiba mais:

Varejistas têm até 20% de economia de energia com sistema que integra DigiRail Connect

Case: Hospital de Clínicas investe em automação e benefícios vão muito além da economia financeira

Data logger: o que é, quem utiliza e como obter calibração