Economize: descubra como ter mais estabilidade de temperatura no tratamento térmico

Quem, hoje em dia, não está buscando economia? Quando se fala em processos industriais, um dos pontos mais silenciosos de vazão de investimentos em fábricas é com manutenções e perdas evitáveis. No processo de tratamento térmico, um forno que não oferece boa estabilidade de temperatura em seus programas pode ser um verdadeiro queimador de recursos para o cliente.

Conseguir atingir as temperaturas certas com precisão e respeitar a programação de curvas de calor ao longo do tratamento é essencial para a eficiência produtiva. Quando o maquinário não é capaz respeitar a necessidade energética, os gastos extrapolam mesmo o orçamento mais permissivo. Ou seja, um bom forno também precisa ser econômico nesse sentido.

Estabilidade no equipamento de tratamento térmico: como garantir economia

A estabilidade da temperatura depende de fornos que incluam sensores e controladores de alta precisão e excelente desempenho. Não basta que a máquina seja eficiente e confiável, seus acessórios também devem ter excelente desempenho.

Um bom controlador de temperatura precisa ser ágil e permitir resposta rápida, poupando tempo de recuperação. Qualquer alteração indesejada no processo precisa ser ajustada em pouco tempo para que o equipamento se mantenha energeticamente eficiente, desempenhando em boa relação de custo e benefício.

Atingir e manter a estabilidade de temperatura no tratamento térmico evita diversos problemas e resulta em economia, principalmente nos seguintes pontos:

  • Reduzindo perdas de peças com falhas que as inutilizam
  • Reduzindo a necessidade de reparos em peças com falhas que não comprometem o seu uso.
  • Reduzindo os gastos com manutenção do forno utilizado para o tratamento térmico
  • Mantendo a programação da produção sem necessidade de mão de obra extra

Qualquer equipamento operando em desequilíbrio, falhando em oferecer estabilidade de temperatura dentro dos programas de operação, representa uma ameaça financeira. A confiabilidade do produto final depende de um bom desempenho, assim como a sustentabilidade do negócio depende de uma boa gestão e economia de recursos.

A NOVUS possui uma ampla linha de controladores de temperatura, aplicáveis em diferentes fornos industriais e atendendo variadas demandas de capacidade e sensibilidades de investimento. Conheça os produtos: N1030, N1040, N1050, N480D.

Receba mais informações e descubra o controlador de temperatura ideal para obter estabilidade de temperatura no seu produto! Clique aqui!

 

Leia também:

Conheça as 3 principais falhas no tratamento térmico e como evitá-las

4 produtos do dia a dia que passam por tratamento térmico e você não sabia