10 formas de prevenir vazamento de amônia e explosões em frigoríficos

A escolha do fluido refrigerante é fundamental em equipamentos de refrigeração industrial. Uma das opções mais utilizadas em grandes instalações frigoríficas é a amônia, que possui um elevado calor de vaporização e, consequentemente, garante um excelente desempenho energético. Além disso, a amônia é bastante ecológica, com zero potencial de aquecimento global e zero potencial de deterioração da camada de ozônio.

Porém, a falta de manutenção e cuidado em operações frigoríficas pode resultar em vazamento de fluidos refrigerantes, um problema bastante comum. O gás amônia, quando vazado em ambientes fechados que impeçam sua dissipação, é bastante prejudicial à saúde e à segurança dos trabalhadores, podendo inclusive resultar em explosões.

Confira 10 maneiras de prevenir esses vazamentos e evitar acidentes ainda maiores.

1. Seguir a NR 36. Conhecida como NR dos Frigoríficos, a Norma Regulamentadora nº 36 – Segurança e Saúde no Trabalho em Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados – rege as boas práticas nestes ambientes de trabalho, buscando principalmente a prevenção e a redução de acidentes de trabalho.

2. Ter um plano de emergência determinado. As empresas devem estabelecer por escrito um plano de emergência para saber como agir em caso de vazamento da amônia. As ações devem se basear nas normas regulamentadoras do setor e devem ser de conhecimento amplo irrestrito do pessoal da empresa. Por isso, ter um plano previamente conhecido evita confusões e erros que podem agravar os problemas causados por um eventual escape do gás. Um bom plano deve ter etapas como:

  • Informar o departamento de segurança assim que for detectado o vazamento de amônia
  • Evacuação do local, a depender da gravidade do vazamento. É importante que a avaliação sobre a necessidade ou não do procedimento seja realizada rapidamente.
  • Remover toda fonte de ignição, importante para evitar explosões que possam ocorrer devido à presença da substância no ambiente.
  • Socorrer as vítimas, providenciando primeiros socorros para os que foram atingidos pelo gás.
  • A Ficha de Informação de Segurança para Produtos Químicos (FISPQ) é um documento criado para normalizar dados sobre a propriedade de compostos químicos e misturas elaborado pela ABNT. Sempre que possível, verificar a FISPQ do produto, pois ela traz as medidas a serem tomadas em caso de acidente.

3. Realizar treinamentos periódicos do plano de emergência. Mais do que conhecer o texto do plano de ação, os colaboradores devem ser treinados de forma prática, regularmente. É a garantia de que o plano escrito é eficiente e soluciona qualquer emergência.

4. Garantir ventilação adequada para manter a concentração ambiental do gás nos níveis mais baixos possíveis. Para isso, os equipamentos de refrigeração devem estar instalados em locais que impeçam o acúmulo de gás em caso de vazamento.

5. Possuir sprinklers instalados acima de grandes vasos de amônia para mantê-los resfriados em caso de fogo.

6. Manter os sistemas de prevenção e combate a incêndios em perfeito estado de funcionamento, bem como saídas de emergência desobstruídas e sinalizadas.

7. Sinalizar e identificar adequadamente os componentes da instalação, inclusive tubulações.

8. Realizar manutenção periódica das instalações elétricas próximas aos tanques. Estas devem ser em material à prova de explosão.

9. Utilizar mecanismos para detecção precoce de vazamento em pontos críticos, acoplados a um sistema de alarme.

10. Instalação de um painel de controle do sistema de refrigeração. Em caso de vazamento, o painel deve acionar automaticamente o sistema de alarme e o sistema de controle e eliminação da amônia.

Seguindo essas dicas, sua empresa estará muito mais segura. Porém, você sabe como agir em caso de intoxicação? A gente ensina nesse texto!