Como garantir a confiança que o cliente espera de um forno ou estufa industrial

Para enfrentar um mercado cada vez mais tecnológico e competitivo no segmento de fornos e estufas industriais é preciso ter o reconhecimento de quem os usa e ganhar a confiança dos usuários entregando a melhor experiência possível. Ou seja, fornecer máquinas de altíssimo desempenho e que possam garantir a confiabilidade dos processos a longo prazo. Mesmo as mais simples estufas podem se destacar pela qualidade das funções que opera em períodos prolongados.

O custo de aquisição de um produto só se torna o principal ponto de negociação quando o cliente não percebe o valor agregado que um fabricante de equipamentos pode oferecer além da máquina em si. Afinal, o usuário de um forno ou estufa de alta precisão quer alto desempenho e a confiança de que o maquinário não terá problemas que podem causar a interrupção dos processos.

A qualidade está nos detalhes

Qualidade no processo produtivo é tão importante quanto produtividade e eficiência. Um forno ou estufa industrial de baixa confiabilidade pode ter um preço reduzido, mas sua vida útil curta e possíveis problemas de funcionalidade acabam com a reputação de uma marca. Defeitos de qualidade acabam deteriorando, também, a reputação da empresa que utiliza um equipamento de poucas garantias.

Máquina parada é um desperdício imenso de recursos em processos industriais. Um dos maiores causadores de problemas em fornos industriais é a queima de sensores, causando diferença na temperatura durante o processo e afetando a qualidade do produto final. Enquanto não é possível evitar que um sensor sofra avarias, já que até os de maior qualidade estão sujeitos a falhas eventuais, há maneiras de contornar qualquer desvio da função e conseguir um resultado de alta qualidade.

Visibilidade, reputação e valor agregado de um equipamento

Novas tecnologias embutidas em dispositivos de alta precisão são capazes de garantir o bom desempenho de uma máquina, forno ou estufa industrial. Por exemplo, o controlador N1200 HBD da NOVUS é um grande aliado na prevenção de falhas como a queima de sensores em fornos que utilizam queimadores. Com a configuração correta, que é muito rápida de ser feita, o dispositivo emite alerta de alteração na temperatura e, também, da corrente nas resistências de aquecimento.

Já para estufas mais simples, de menor complexidade, um controlador como o modelo N1040 é ideal pois entrega funções similares, como o LBD. Esta solução é excelente por tornar possível detectar imediatamente que não está acontecendo o aquecimento.  O mesmo dispositivo ainda tem a função de saída segura, muito útil para manter a máquina em uma temperatura intermediária e segura, com o processo ainda em funcionamento.

Com alertas, é possível estar atento a uma rotina de manutenções preventivas, garantindo a vida útil dos fornos e estufas industriais e sua performance de alta precisão a longo prazo. A manutenção corretiva, feita apenas quando é identificado um grave problema, exige custos muito maiores já que pode causar a parada do processo por tempo indeterminado e deixa o usuário sujeito a disponibilidade de insumos para substituição.

O mercado mundial de fabricantes de fornos e estufas para uso industrial está focado em entregar equipamentos mais fáceis de manter e investindo em acessórios de alta tecnologia que facilitam o controle dos processos e a configuração dos parâmetros no cliente.

Pensando em uma entrega cada vez mais tecnológica, é possível oferecer equipamentos e máquinas com acessórios de fácil usabilidade e instalação. Além disso, também está cada vez mais acessível optar por dispositivos cuja configuração é rápida através de softwares que oferecem navegação similar aos aplicativos de uso pessoal comuns no dia a dia.

A NOVUS desenvolve dispositivos eletrônicos há quatro décadas e investe no desenvolvimento de sensores, transmissores, indicadores e controladores robustos e de altíssima exatidão para equipamentos de alto valor agregado. A solução completa para fabricantes de máquinas ainda inclui a oferta de SSR – relés de estado sólido, com certificações internacionais. Conheça as famílias de produtos. 

Saiba mais sobre a NOVUS, vá para o site clicando aqui.

 

Leia mais:

Mercado de máquinas industriais tem perspectiva otimista para os próximos anos

Como escolher um controlador de processos para a sua aplicação

Precisão foi determinante para fabricante de maquinário para cervejarias adotar controladores