Mercado de máquinas industriais tem perspectiva otimista para os próximos anos

O retorno das atividades globais após um longo período de incertezas durante a pandemia de Covid-19 traz boas expectativas para diversos setores da economia. A retomada das atividades industriais a um ritmo constante está fomentando, novamente, a demanda por equipamentos e máquinas industriais.

Segundo previsão da The Business Research Company, o mercado global de máquinas industriais deve saltar de US$534 bilhões em 2020 para US$ 793 bilhões em 2025. Enquanto Estados Unidos liderava com 28,8% do consumo de equipamentos para indústrias em 2020, a previsão da Research and Markets mostra uma forte tendência de crescimento da demanda por maquinário industrial até 2027 para China, com previsão de aumento de 8,2%, Japão, que deve crescer 2,8%, e Canadá, com um aumento previsto em 4%.

Se a demanda por equipamentos industriais cresce espalhada em diferentes regiões do globo, a produção de equipamentos de alta tecnologia e confiança se concentra em poucos locais. O Brasil, por exemplo, é uma referência no sul global quando o assunto é equipamentos e máquinas industriais de alta precisão e confiabilidade.

Perfil brasileiro de máquinas industriais

De acordo com a Confederação Nacional das Indústrias (CNI), o Brasil exporta 18% da sua produção de máquinas e equipamentos. Os dados divulgados pela CNI no Perfil Setorial da Indústria mostram também que os custos de operação do setor de fabricação de máquinas vêm aumentando expressivamente desde 2017. Estes dados ainda não contabilizam os efeitos gerados pelo cenário econômico instável durante o período de pandemia.

A projeção de crescimento não tem apenas uma orientação otimista, é também o reflexo da retomada da economia global após um período de revisão e reestruturação de muitas atividades industriais. Mas para que se concretize o projetado, é preciso entender a demanda de um mercado cada vez mais habituado a obter agilidade e confiança nos equipamentos.

Fornos industriais e estufas têm destaque

Dentro do setor de máquinas e equipamentos industriais, a produção de fornos industriais e estufas tem destaque por atender uma gama diversificada de segmentos de mercado. Os equipamentos voltados para tratamento térmico e a geração de ambientes controlados com precisão têm alta competitividade, mas, com algumas poucas decisões, alguns produtos ganham destaque frente aos concorrentes.

A confiabilidade do equipamento é especialmente imprescindível nos processos que dependem de fornos e estufas industriais. Isto porque até pequenas variações no processo causam perdas e falhas nos produtos. Além de ofertar um equipamento robusto, a aceitação e reputação de uma marca é capaz de alavancar as vendas, inclusive no mercado internacional. Há detalhes importantes que impactam na visibilidade e confiança de um equipamento frente ao consumidor e quem está atento às características necessárias consegue mostrar o valor agregado do produto para os interessados.

No próximo post, vamos explorar alguns diferenciais que poucos oferecem e que chamam atenção quando um cliente compara as diferentes ofertas de fabricantes de fornos e estufas. Registre-se para receber este conteúdo em primeira mão.

 

Leia mais:

Você sabe quanto custa a hora da sua máquina parada? A NOVUS pode te ajudar a entender!

Precisão foi determinante para fabricante de maquinário para cervejarias adotar controladores NOVUS

Controle de temperatura PID auto-adaptativo é a melhor maneira de garantir a eficiência dos fornos industriais 

 

Quer saber mais sobre a NOVUS? Acesse o site clicando aqui.