Fábrica de cerâmica conseguiu reduzir o consumo de gás em quase 50%

Uma empresa produtora de revestimentos cerâmicos localizada em São Paulo – estado que concentra 60% do setor – estava em processo de modernização do seu forno principal. Com isso, a empresa pretendia desativar dois fornos menores e reduzir o consumo de gás, cuja conta estava próxima a R$ 400 mil por mês. Atualizado, o forno maior deveria ser capaz de suprir todos os requisitos de produção da empresa, além de controlar 38 malhas de aquecimento.

O Brasil é o segundo maior produtor e consumidor – e quarto maior exportador – de revestimentos cerâmicos no mundo. Nessa indústria, o gás natural é a principal fonte de geração de energia dos fornos, e também um dos itens que tem maior participação sobre o custo do produto acabado.

Reduzir o consumo de gás: desafio aceito!

O controle da alimentação de gás nos queimadores do forno maior era feito por um equipamento que já estava obsoleto e precisava ser atualizado. O N2000S, controlador PID da NOVUS é específico para atuação em válvulas servomotorizadas e surgiu como solução ideal para o problema.

Também identificou-se a necessidade de um dispositivo para conectar os controladores com o software supervisório. Para esta finalidade, a opção escolhida foi o DigiGate. Este dispositivo atua como um gateway para a interconexão entre uma rede Profibus e uma rede Modbus RTU. A escolha do DigiGate permitiu que os controladores N2000S se comunicassem com um sistema de supervisão e aquisição de dados através do protocolo Profibus-DP, indicando o estado de funcionamento de cada controlador. Além disso, o dispositivo permite registrar as informações da aplicação em um servidor de dados.

Resultados incríveis

Com a modernização do forno principal, se tornou possível à empresa fabricar mais de um tipo de revestimento cerâmico na mesma linha, reduzindo custos de produção. Com a desativação dos dois fornos menores, ainda, o consumo de gás caiu pela metade.

O consultor de vendas da NOVUS envolvido na negociação com a empresa de revestimentos, Gabriel Dallacqua, ressalta que a reformulação de processos é uma necessidade das empresas, principalmente em tempos de crise. Para tanto, destaca o consultor, elas optam por integradores de sistema que passam confiança e segurança, além de oferecerem soluções de qualidade. Todas essas características, somadas ao oferecimento de produtos exclusivos para o segmento, foram os diferenciais que fizeram com que a empresa adotasse a solução da NOVUS. Assim, a companhia alcançou a modernização do seu forno principal e consequente a economia desejada.

Para mais informações sobre esta e outras aplicações de seu segmento, entre em contato com nossos especialistas clicando aqui.