Casos de Sucesso

Home » Notícias » Casos de Sucesso

07/06/2016

Autoclave para produção de peças de aviões

 

Área de atividade do cliente

indústria aeroespacial

 

Problemas que a empresa enfrentava

A maior parte das peças de aviões e helicópteros hoje em dia são fabricadas a partir de compostos de fibra de carbono que são “curadas” em autoclaves.
   Essas autoclaves são grandes vasos de pressão onde as peças são inseridas e submetidas a pressões e temperaturas precisamente controladas em rampas e patamares estabelecidos.

 

Soluções da NOVUS

A NOVUS já desenvolveu vários projetos desse tipo para autoclaves nas quais são inseridos CLP's com IHM incorporada da Família XL, que controlam até 60 temperaturas e 30 pressões  simultaneamente. Para receber tantos pontos analógicos utilizamos diversos Registradores Eletrônicos FieldLogger como remotas através da porta de comunicação serial em MODBUS. Essa arquitetura dota o sistema da capacidade de manter um backup das últimas leituras na memória dos FieldLoggers em caso de ocorrência de alguma falha no CLP.
   Outra característica a ser destacada é a lógica de HALT no controle dos setpoints. Essa técnica consiste em “segurar” a subida da rampa do setpoints gerado pelo CLP quando uma das temperaturas monitoradas fica abaixo das restantes de forma que todas as peças e suas partes se aqueçam de forma homogênea.
   Além de todo o controle do ciclo de cura das peças o sistema executado pela NOVUS ainda faz todo o registro dos dados através de um software de supervisão

 

Resultados da empresa após a aplicação

Com isso, os clientes garantem uma comprovação da qualidade do ciclo de produção, garantindo que as peças suportarão todas as condições adversas a que serão submetidas.




 

Produtos Relacionados

Compartilhar: