Casos de Sucesso

Home » Notícias » Casos de Sucesso

07/06/2017

Segurança dos dados em empresa de saneamento

 

Área de atividade do cliente

Saneamento Básico

 

Problemas que a empresa enfrentava

Empresa de saneamento utilizava sistema antigo para monitoramento de variáveis de controle. Com isso:

- O hardware modem utilizado pela empresa não possuía suporte às tecnologias mais atuais, como comunicação ethernet e conexão de dados 3G. O protocolo nativo APR03 não era usual.
- O sistema era fechado sob o domínio do fabricante, dificultando o suporte na configuração das unidades de expansão.

Dessa forma, poderia ser provocada uma falha na transmissão de dados e no comando de processos e operações.

 

Soluções da NOVUS

O CCO (Centro de Controle Operacional) conecta na porta física do firewall/roteador VPN que, por sua vez, possui um IP válido na internet. O roteador AirGate-3G, que possui um chip de dados de uma determinada operadora (APN: M2M), conecta no firewall VPN, que efetua a certificação do acesso (com identificação de usuário e senha), permitindo a troca de dados entre o AirGate-3G e o CCO.
Para que seja possível a transferência de dados entre o CLP e o CCO, o AirGate-3G é configurado para direcionar toda a requisição do IP na porta 502 (modbus) para o CLP através da identificação do MEC do equipamento.

Pontos fortes:
Segurança da informação devido aos dados criptografados: A conexão VPN é uma rede segura que possui alguns protocolos de segurança. No caso, tunelamento L2TP criptografia IPsec e compatibilidade com Open VPN.

 

Produtos aplicados

O AirGate-3G foi aplicado pelos seus benefícios em tecnologia e capacidade de abrangência em TI (Tecnologia da Informação) e TA (Tecnologia da Automação).
- Túnel VPN: L2TP / IPSec / Open VPN
- Suporte a tecnologia 3G
- Interface ethernet
- Protocolo industrial MODBUS/TCP
- Buffer de dados / Memoria Flash
- Dual SIM

Dessa forma, a NOVUS conseguiu atender o cliente nos dois campos de atuação TI e TA, formatando uma solução completa e assim se destacando dos demais concorrentes do mercado.

 

Resultados da empresa após a aplicação

- A facilidade no acesso aos dados de operação dos sistemas de abastecimento e tratamento de água e esgoto, diminuindo assim as ocorrências ao departamento de manutenção que, por sua vez, economizou com a melhor alocação do corpo técnico.
- O sistema implementado é proprietário do cliente e não existirá mais a necessidade de intervenção do fabricante para incrementar futuros dados, gerando então uma economia de recursos financeiros.
- Não existe servidor externo desconhecido da empresa, ou seja: maior segurança dos dados.

 

Compartilhar: