siga-nos em nossas redes sociais
17/04/2018
Fabricante de maquinário para a agroindústria, a Trevisan, localizada no oeste do Paraná, contou com a tecnologia da NOVUS para desenvolver o FEED, um sistema dosador automático de alimento para peixes, que calcula o volume de ração por sensores posicionados na válvula dosadora, possibilitando maior precisão e consequente economia para o cliente final.
Fabricante de maquinário para a agroindústria, a Trevisan, localizada no oeste do Paraná, contou com a tecnologia da NOVUS para desenvolver o FEED, um sistema dosador automático de alimento para peixes, que calcula o volume de ração por sensores posicionados na válvula dosadora, possibilitando maior precisão e consequente economia para o cliente final.
Os desafios em automatizar um alimentador mecânico eram muitos: o sistema FEED deveria ser capaz de contar a quantidade de ração, registrar estes valores, exportar os registros de maneira segura e realizar o cadastro da quantidade de ração por açude. Além disso, a interface do programa devia ser amigável e didática, de maneira que qualquer pessoa pudesse utilizar o FEED, e o produto precisava ter tamanho reduzido, para ser operado de cima de um trator, de modo que um controlador lógico programável modular mais uma interface homem-máquina convencional teriam dimensões inadequadas.
Coube a NOVUS ajudar na especificação do produto que atendia a todas essas demandas em uma única solução: o CLP com IHM incorporado XL6, um controlador tudo-em-um. Os controladores lógico programáveis permitem uma programação de acordo com a necessidade da aplicação, ou seja, foi possível criar um programa responsável por gerenciar o status e acionamento de outros equipamentos periféricos utilizados para acionamento do alimentador, permitindo assim a contagem da quantidade de ração. Por ser equipado com a função datalogger, o XL6 também permitia registrar os valores de ração descarregada. Como o produto foi pensado para utilização em propriedades rurais onde nem sempre o sinal de wi-fi é o mais adequado, optou-se pela utilização de um cartão de memória ( uma vez que o XL possui um slot para MicroSD), ou então para um pen-drive (através da porta USB-Host ) para a exportação dos registros, que posteriormente podem ser importados na plataforma FEED, um servidor da própria Trevisan. O XL6 possui a função de receita, permitindo a que cada açude recebesse a quantidade de ração desejada. Finalmente, o controlador tudo-em-um tem uma tela de 5,7” e alimentação 10 a 30Vdc, o que facilita sua instalação em qualquer veículo sem a necessidade de fonte externa.
Além do CLP com IHM incorporada, a NOVUS ofereceu um treinamento em XL, o que permitiu que a própria Trevisan conhecesse a ferramenta de programação, se apropriasse da tecnologia e desenvolvesse a lógica no CLP sem a necessidade da contratação de um integrador para isso.
Há quatro anos a NOVUS segue fornecendo a mesma solução XL à Trevisan, cujos clientes que adotaram o sistema FEED chegaram a ter uma economia de aproximadamente trinta mil quilos de ração por ano.
20/12/2024
2024 foi um ano de desafios, mas também de muitas conquistas para a NOVUS.
04/11/2024
Veja as datas limite para pedidos e período de férias.
31/10/2024
A NOVUS estará presente em duas importantes feiras no mês de novembro.
09/10/2024
Nesta semana a NOVUS recebeu o selo de ótimo lugar para trabalhar através do Grate Place To Work.
30/09/2024
A NOVUS estará presente em quatro importantes feiras no mês de outubro de 2024, apresentando suas soluções tecnológicas inovadoras para diferentes setores da indústria. Confira os detalhes dos eventos e os produtos em destaque: