Farmacêutico e Saúde

Home » Segmentos » Farmacêutico e Saúde

Perguntas Frequentes

+ Os treinamentos geram certificados de conclusão?

Sim! Com o treinamento concluído, você poderá fazer download do certificado em formato PDF. Também é possível acessar todos os seus certificados a qualquer momento no menu lateral à esquerda em "Meus certificados".

+ Posso acessar novamente um treinamento que já concluí?

Sim! Seus treinamentos concluídos ficam disponíveis no menu lateral à esquerda em "Meus cursos".

+ É possível acessar a plataforma fora da rede da NOVUS?

Sim! Basta acessar o link novus.com.br/novuslearning e fazer o login.

+ Posso sugerir um treinamento?

Claro! Todos os colaboradores podem sugerir temas. Basta escrever para o e-mail ci@novusautomation.com.br e a Comunicação Interna fará contato com você.

+ Posso ministrar um treinamento?

Sim! Se você acredita que pode contribuir com a plataforma com treinamento relacionado à NOVUS, escreva para o e-mail ci@novusautomation.com.br e a Comunicação Interna fará contato com você.

+ Preciso fazer o teste de conhecimentos para finalizar um treinamento?

Sim. Essa etapa é importante para entendermos se você absorveu o conteúdo que estudou. Mas não se preocupe, você poderá repetir o teste caso não acerte o percentual mínimo de 70% das questões.

+ Estou com dificuldades na plataforma. Como posso receber ajuda?

Basta escrever para ci@novusautomation.com.br ou enviar mensagem para a colega Bianca Ferrão de Oliveira no chat do Teams.

+ Quais são os tipos de saneamento existentes?

São eles: - Tratamento e distribuição de água potável. - Coleta e tratamento de esgoto. - Drenagem urbana das águas pluviais. - Coleta e destinação correta dos resíduos sólidos.

+ Saneamento o que é? Em que consiste o saneamento?

Saneamento básico é um conjunto de serviços fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico de uma região, tais como abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem urbana, manejos de resíduos sólidos e de águas pluviais.

+ Por que o saneamento básico é importante e qual a importância do saneamento básico para a sociedade?

Em seu sentido mais amplo, saneamento são as medidas adotadas sobre o meio ambiente que têm como objetivo promover a saúde dos cidadãos, garantir sua qualidade de vida, e preservar os recursos naturais.

+ Por que o saneamento básico é considerado um serviço público essencial?

O saneamento básico e saneamento urbano consiste na atividade relacionada ao abastecimento de água potável, o manejo de água pluvial, a coleta e tratamento de esgoto, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos e o controle de pragas e qualquer tipo de agente patogênico, visando à saúde das comunidades.

+ Como é o saneamento no Brasil?

O Saneamento no Brasil em 2011, por exemplo, 82,4% da população tinha acesso à água tratada. Já em 2018, o índice passou para 83,6%. O avanço foi maior nos indicadores de população com acesso à rede de coleta de esgoto, que passou de 48,1% em 2011 para 53,2% em 2018. A proporção de esgoto tratado também passou de 37,5% para 46,3%.

+ O que é saneamento básico e saneamento ambiental?

Saneamento Básico é o abastecimento de água potável nas regiões, coleta e tratamento de esgoto. Saneamento ambiental refere-se a limpeza urbana, controle de pragas e etc., com o objetivo de ter um saneamento do meio ambiente, e não permitir que pessoas que não possuem muita infraestrutura convivam com doenças, além de proteger o meio ambiente.

+ O que é o saneamento rural?

É fundamental para quem mora no campo conhecer os segmentos do saneamento rural, o qual consiste basicamente na coleta e tratamento do esgoto sanitário, no abastecimento de água para consumo humano, no tratamento e reuso de efluentes para a produção e no manejo e destinação do lixo (resíduos sólidos) nas propriedades.

+ Como fazer Saneamento ecológico?

Utilizar água de chuva pode lhe ajudar a ser mais ecológico, além de economizar na conta de água. Cada pessoa gera em torno de 150 litros de esgoto por dia, então fazendo uma simples conta, uma família de 3 pessoas em dois dias gera em torno de 900 litros de efluentes.

+ O que diz a Lei sobre saneamento básico?

Com o advento da Lei nº 11.445/07, foi cunhado o conceito de saneamento básico como o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais urbanas.

+ Quais leis regulamentam sobre saneamento básico no Brasil?

Os serviços públicos de saneamento básico na Lei 11.445/2007, alterados pela Lei 14.026/2020. Em 5 de janeiro de 2007, foi publicada a Lei 11.445, que regulamenta os serviços de saneamento básico.

+ De quem é a responsabilidade da fiscalização de saneamento básico?

Segundo a Agência Brasil, a iniciativa privada é responsável pelo saneamento básico em apenas 6% dos municípios brasileiros, enquanto nos outros 94%, este serviço é realizado por companhias estaduais ou municipais, com a ajuda do governo federal.

+ Qual a Lei do novo marco do Saneamento?

Marco Regulatório do Saneamento Com a aprovação da Lei nº 14.026/2020, que atualiza o marco legal do saneamento básico, a relação regulatória entre a ANA e o setor de saneamento atingirá um novo patamar, já que a Agência Nacional de Águas e Saneamento passará a editar normas de referência.

+ Qual a perda total de água por dia?

Pautando-se em dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico, o estudo também mostra que, em 2018, a média de água potável no Brasil foi de 38,45% do total disponibilizado. Isso significou, no ano, perda de 6,5 bilhões de m³ de água, o equivalente a 7,1 mil piscinas olímpicas por dia.

+ O que são perdas de água?

Perda de água é o desperdício não intencional de água potável que ocorre de diversas maneiras em um sistema de abastecimento. Essas sociedades financeiras, uma vez que significam o desperdício de uma grande quantidade de produtos seriados pela população.

+ Como reduzir a perda de água?

É necessário, portanto, pensar em soluções, tais como: gerenciamento de espécies, monitoramento de programas de perda, campanhas educativas para acabar com os gatos de água e o consumo clandestino, etc.

+ Como configurar diferentes faixas de pressão via USB?

Os transmissores de pressão relativa série NP640 ou NP620 da NOVUS são configuráveis e recalibráveis pelo usuário. Apresentam uma ampla gama de faixas de calibração, bem como, a possibilidade de configurar a faixa de transmissão em até 1/3 do fundo de escala. Esta configuração é realizada através do software configurador TxConfig ll (via interface TxConfig-DIN43650)

+ Como configurar faixa de pressão via HART?

TxConfig-HRT é a interface Universal de configuração da NOVUS, para transmissores com protocolo HART. É compatível com o transmissor NP860-HRT, o que torna o seu procedimento de configuração e calibração extremamente rápido e simples.

+ O que é perfil de consumo em saneamento?

O perfil de consumo está relacionado às características, padrões e princípios de um determinado grupo de clientes. Trata-se de um conjunto de especificações que podem definir os parâmetros sobre variação de consumo.

+ Diferenciais dos medidores de pressão NOVUS?

Suas propriedades técnicas de medição continuam robustas com a alteração da faixa.

+ O que é ponto crítico em saneamento?

O controle da pressão através do monitoramento do ponto de menor pressão (ponto crítico) permite manter o abastecimento com uma pressão mínima, reduzindo o volume perdido e também o consumo de energia elétrica, quando instalado numa estação elevatória de água, proporcionando significativa redução de despesas operacionais, com a preocupação primordial de manter todos os clientes abastecidos.

+ O que é uma elevatória de esgoto?

Uma solução completa para o manejo de esgoto em construções abaixo ou distante da rede de esgoto público. Instalado no piso ou enterrado, o conjunto inclui uma ou bombas trituradoras de alto rendimento, um tanque à prova de lançamentos, e um dispositivo para acionamento automático.

+ Qual a função de uma estação elevatória de esgoto?

A Estação Elevatória Esgoto, também conhecida como EEE é um equipamento que tem o objetivo de atravessar uma estação de efluentes sanitários submersíveis, até a rede de coleta de esgoto ou até a rede de tratamento de Esgoto.

+ Quais os motivos para a instalação de estações elevatórias de esgoto?

Nossa estação elevatória de esgoto tem como bombeamento de efluentes líquidos e sólidos através de recalque submersíveis ou autoescorvantes para os locais onde possa continuar fluindo por gravidade na rede coletora com toda a segurança e qualidade.

+ Como funciona o sistema de coleta de esgoto?

Como a coleta de esgoto do imóvel, a água ser utilizada, passa pelos encantamentos internos e/funciona dentro de dentro. Depois, até as ruas onde se encontram como redes coletoras.

+ Como funciona uma ETE industrial?

O tratamento de efluentes industriais de acordo com as características físicas, naturais e biológicas, conforme dos poluentes a serem removidos e/ou das operações unitárias utilizadas para o tratamento. O processo ideal é indicado de acordo com a carga poluidora e presença de contaminantes.

+ O que é uma Eee?

Também conhecido como EEEs, como estações elevatórias de esgoto são de tratamento de esgoto que as unidades contam com bombas hidráulicas e tanques que aumentam a pressão do líquido em um sistema de captação ou distribuição de água limpa ou proveniente de efluentes e esgotos.

+ Para que serve o Monitoramento Remoto de Equipamentos com conexão à Nuvem para Gerenciamento de Água e Esgoto?

Servem como soluções completas com arquitetura centralizada ou distribuída para oferecer operações estáveis. Desde as barragens, durante as etapas de tratamento de água, distribuição e transmissão de água até as fábricas e comunidades, são necessários sistemas confiáveis para monitorar e controlar o processo de abastecimento de água em tempo real.

+ Qual é o conceito de energia?

Apesar de ser usada em vários contextos diferentes, o uso científico da palavra energia tem um significado bem definido e preciso: Potencial inato para executar trabalho ou realizar uma ação. Qualquer coisa que esteja trabalhando, movendo outro objeto ou aquecendo-o, por exemplo, está gastando (transferindo) energia.

+ O que é energia e quais são os tipos de energia?

Os tipos de energia existentes são: energia mecânica, térmica, elétrica, química e atômica, responsáveis por realizar trabalhos, movimentos e gerar energia elétrica. As fontes de energia renováveis são aquelas que possuem a capacidade de serem repostas naturalmente em nosso meio ambiente, mas é vital a compreensão de que mesmo que renováveis, essas fontes não são inesgotáveis.

+ Como é produzida a energia elétrica?

Há muitas maneiras de adquirir energia, por meio das fontes renováveis (energia limpa) ou não renováveis (energia suja). Os principais exemplos de energia limpa são a energia eólica (gerada a partir da força do vento), solar (gerada por raios solares) e os biocombustíveis, que são produzidos a partir de produtos naturais. Os exemplos mais comuns de energia suja são: carvão mineral e vegetal, energia nuclear, petróleo e gás natural.

+ O que pode se transformar em energia?

A transformação de energia é o fenômeno físico no qual a energia passa de uma forma para outra. Esse processo acontece o tempo todo. Desde o carro, que transforma a energia química da combustão da gasolina em energia mecânica, até uma lâmpada que transforma a energia elétrica em energia luminosa e energia térmica.

+ Qual é a fonte de energia hidrelétrica?

Energia hidrelétrica, esse tipo de energia elétrica é gerada por meio do aproveitamento da força e do volume da água. Barragens são construídas em rios e um reservatório é formado, então a água é captada desse reservatório e levada pelas tubulações até as turbinas, as quais se movimentam por conta da potência da água.

+ O que é e como funciona energia fotovoltaica?

O funcionamento da energia solar fotovoltaica é baseado no fenômeno que ocorre quando partículas de luz solar (fótons) colidem com os átomos de silício presentes no painel solar, gerando um deslocamento dos elétrons, que cria uma corrente elétrica contínua, chamada de energia solar fotovoltaica.

+ O que é energia térmica exemplos?

A variação de energia térmica de um sistema ocorre através de trabalho ou de calor. Por exemplo, quando usamos uma bomba manual para encher o pneu de uma bicicleta, observamos que a bomba fica aquecida. Neste caso, o aumento da energia térmica ocorreu por transferência de energia mecânica (trabalho).

+ Como a NOVUS atua no segmento de energia?

Com a energia elétrica obtemos a luz, a dos alimentos em refrigeradores e freezers, banho e aquecimento cada vez maior de aparelhos eletrônicos de uso eletrônico e manutenção. A NOVUS auxilia com produtos eletrônicos industriais robustos para medições e controle de energia.

+ Veja algumas soluções NOVUS para o segmento de energia:

- Monitoramento e controle de nível em poços de usinas hidrelétricas - Monitoramento de pressão do óleo de isolação em linhas de transmissão subterrânea - Monitoramento de temperatura nos mancais de turbinas hidrelétricas - Monitoramento de temperatura na fabricação de pás para turbinas eólicas - Monitoramento de temperatura em medidores de energia na indústria, comércio e residências - Monitoramento de temperatura e umidade em salas de operação e salas de baterias de subestações

+ Qual é a relação entre saneamento básico e qualidade de vida?

O termo saneamento básico define um conjunto de procedimentos adotados por um governo com o objetivo de proporcionar uma situação higiênica e saudável para sua população urbana e rural. Com estas medidas é possível garantir a qualidade de vida e a promoção da saúde, evitando assim a proliferação de doenças.

+ Qual é o significado da palavra saneamento?

Saneamento é o conjunto de medidas que visa preservar ou modificar as condições do meio ambiente com a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde, melhorar a qualidade de vida da população e à produtividade do indivíduo e facilitar a atividade econômica.

+ Quais são os tipos de energia e suas fontes?

São elas: - Energia Hidráulica: obtida pela força da água dos rios. - Energia Solar: obtida pela energia do sol. - Energia Eólica: obtida pela força dos ventos. - Energia Geotérmica: obtida pelo calor do interior da terra. - Biomassa: obtida de matérias orgânicas. - Energia Gravitacional: obtida pela força das ondas dos oceanos. - Energia do Hidrogênio: obtido do hidrogênio. - Combustíveis fósseis: petróleo, carvão mineral, xisto e gás natural. - Energia Nuclear: obtido a partir de elementos como o urânio e tório.

+ Controladores como instalar?

Para instalar controladores corretamente você precisará se atentar ao modelo escolhido para a instalação, pois suas conexões estão ligadas ao número de inputs e outputs desejados para a sua aplicação. Além disso é necessário usar uma fonte de energia para o seu abastecimento e software para configurar detalhes de suas funções.

+ Como atualizar controladores?

Para atualizar seu controlador você pode usar a USB e seu computador, configurando todas essas informações pelo software. Para mais informações sobre o seu modelo de controlador use o manual do produto.

+ O que são controladores de processo?

Na automação industrial, controladores de processo são equipamentos responsáveis pelo controle de processo industrial ou parte dele através de algoritmos de controle específicos, tais como PID, lógica fuzzy ou redes neurais.

+ O que são controladores de temperatura?

O controlador de temperatura digital é um equipamento desenvolvido para realizar medições e possibilitar que determinado ambiente atenda às necessidades previstas com relação ao calor ou frio.

+ O que é um controlador?

Que ou o que tem a função de regular ou fazer testes de controle de algo. Aparelho ou dispositivo que serve para regular ou controlar algo.

+ Por que usar um controlador NOVUS?

Os controladores NOVUS possuem certificados que garantem a sua qualidade e eficiência, além de uma garantia de 3 anos.

+ Por que são necessários os controladores?

Hoje usamos controladores programáveis para definir ações de sistemas para diversos fins. Eles são responsáveis por melhorar a qualidade de produtos e serviços através de suas funções e programação, automatizando processos e reduzindo a possibilidade de erros humanos, possibilitando o controle remoto.

+ Por que são importantes os controladores?

Controladores inteligentes são importantes para melhorar processos e a qualidade de diversos segmentos da indústria, gerando assim mais lucro e menos desperdício.

+ Qual controlador é melhor?

A escolha de controladores eletrônicos é feita a partir das necessidades do processo para um bom custo-benefício. A NOVUS possui uma linha completa de controladores com diversas funcionalidades como ON/OFF e PID, possibilitando programações de rampas e patamares.

+ O que são controladores de processo?

Controladores de processo são equipamentos responsáveis pelo controle de processo industrial ou parte dele. Esses controladores remotos analisam, controlam, operam válvulas, armazenam cronologicamente dados e eventos e conectam-se remotamente por diversos meios.

+ Qual controlador usar para degelo?

O N321R é um controlador de temperatura para refrigeração que faz o degelo por parada de compressor. Aceita 3 tipos de sensores. Tempos mínimos de ligado e desligado programáveis. Degelo automático com intervalo e duração programáveis e tecla de degelo manual. Retém indicação durante o ciclo de degelo. Retardo programável no acionamento após energização.

+ Controlador com PID, qual modelo escolher?

Essa resposta está ligada a aplicação do controlador, a escolha de controladores eletrônicos é feita a partir das necessidades do processo para um bom custo-benefício. A NOVUS possui uma linha completa de controladores com diversas funcionalidades possibilitando programações de rampas e patamares.

+ Controladores On-Off e controladores PID, qual escolher?

Proporcional-Integral-Derivativo (PID) é o algoritmo de controle de processo mais usado na indústria. Como o nome sugere, o algoritmo PID é composto por três coeficientes: proporcional, integral e derivativo que são variados para obter a resposta ideal. Já a ação de Controle On-Off (ou Liga-Desliga) é utilizada quando o processo permite uma oscilação contínua da variável controlada em torno do setpoint. A saída do controlador muda de ligada para desligada, ou vice-e-versa, à medida que o sinal do erro passa pelo ponto de ajuste (setpoint).

+ O que é um controlador tipo On-Off?

Controladores On-Off (ou Liga-Desliga) são utilizados quando o processo permite uma oscilação contínua da variável controlada em torno do setpoint. A saída do controlador muda de ligada para desligada, ou vice-e-versa, à medida que o sinal do erro passa pelo ponto de ajuste (setpoint).

+ Controladores e atuadores, você sabe a diferença?

Um atuador converte a energia conectada nele em uma automação útil para o sistema. Os atuadores mais utilizados em uma aplicação de automação são os cilindros pneumáticos e motores de corrente contínua (ou alternada). Na maioria das vezes comandados por CLPs ou controladores. Já controladores de processo são equipamentos responsáveis pelo controle de processo industrial ou parte dele através de algoritmos de controle específicos, tais como PID, lógica fuzzy ou redes neurais.

+ Controladores digitais e analógicos, você sabe a diferença?

Os sistemas analógicos são geralmente constituídos por amplificadores operacionais, enquanto os digitais são baseados em processadores, que além de exigir um circuito eletrônico (hardware), exigem a confecção de programas (software).

+ Controladores para automação, o que são?

Os controladores eletrônicos são adventos da automação industrial e são responsáveis por controlar processos industriais ou parte deles por meio de algoritmos programáveis de controles específicos.

+ Controladores analógicos por que substituir por controladores eletrônicos?

Os sistemas analógicos são geralmente constituídos por amplificadores operacionais, enquanto os eletrônicos são baseados em processadores. Controladores eletrônicos ajustam a potencialidade dos equipamentos para alcançar o objetivo estabelecido e compensa automaticamente as alterações.

+ Controladores de temperatura, como funcionam?

O equipamento recebe uma entrada de um sensor de temperatura e tem uma saída conectada a um dispositivo, tal como um aquecedor ou um ventilador, por exemplo. Ele compara a temperatura real com a temperatura de controle desejada, ou com o ponto de ajuste, além de fornecer uma saída para o elemento de controle.

+ Controladores eletrônicos para que servem?

Na automação industrial, controladores eletrônicos são equipamentos responsáveis pelo controle de processo industrial ou parte dele através de algoritmos de controle específicos.

+ Construtiva

ConstrutivaConstrutivaConstrutivaConstrutivaConstrutivaConstrutivaConstrutivaConstrutivaConstrutivaConstrutivaConstrutiva ConstrutivaConstrutivaConstrutivaConstrutivaConstrutivaConstrutivaConstrutivaConstrutivaConstrutivaConstrutivaConstrutiva

+ Quem são os instrutores? Eles têm experiência relevante no assunto?

Os instrutores são especialistas em produtos da NOVUS, possuindo ampla experiência e conhecimento no assunto para conduzir o curso.

+ Os materiais do curso estão disponíveis para download?

Sim! Sempre que houver materiais extras, você poderá baixá-los para acessar quando quiser.

+ É possível acessar materiais de cursos anteriores após a conclusão?

Sim! É possível acessar materiais de cursos anteriores mesmo após a conclusão. A plataforma permite que você volte e revise o conteúdo sempre que precisar.

+ Os cursos têm prazos de conclusão ou posso aprender no meu próprio ritmo?

Não! Os cursos não possuem prazo de conclusão. Você pode aprender no seu próprio ritmo, sem pressa ou restrições de tempo.

+ Posso acessar os cursos em dispositivos móveis?

Sim! Os cursos podem ser acessados em dispositivos móveis, oferecendo flexibilidade para aprender em qualquer lugar.

+ Como faço para entrar em contato com o suporte ao cliente se tiver dúvidas ou problemas?

Você pode nos contatar facilmente através do e-mail learning@novusautomation.com para dúvidas ou problemas com a plataforma NOVUS Learning. Para dificuldades em configurar seus produtos, basta acessar nosso site, utilizando a área de suporte para abrir um ticket. Acesse agora: novus.com.br/pt/site/suporte.

+ Estou com dificuldades na plataforma. Como posso receber ajuda?

Se precisar de ajuda com a plataforma, entre em contato conosco enviando um e-mail para learning@novusautomation.com. Estamos aqui para ajudá-lo!

+ Preciso fazer o teste de conhecimentos para finalizar um treinamento?

Em alguns cursos será necessário fazer testes de conhecimento para poder concluir o curso. Essa etapa é importante para entendermos se você absorveu o conteúdo que estudou. Mas não se preocupe, você poderá repetir o teste caso não acerte o percentual mínimo de 70% das questões.

Compartilhar: