Notícias

» » Case: Hospital De Clínicas Investe Em Automação E Benefícios Vão Muito Além Da Economia Financeira

18/12/2018

Case: Hospital de Clínicas investe em automação e benefícios vão muito além da economia financeira

Um dos mais importantes hospitais do sul do país, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre é uma instituição pública e universitária que atende cerca de 60 diferentes especialidades, contando com 661 leitos de internação e 67 de tratamento intensivo. Ocupando uma área de 182 mil metros quadrados, o Clínicas -  como é conhecido pelos porto-alegrenses - também possui unidades de quimioterapia, radioterapia, hemodiálise, consultórios ambulatoriais consultórios ambulatoriais, farmácia, entre outros locais para atendimento.  Até 2019, dois prédios anexos devem ser finalizados, ampliando a estrutura em 70%.

Vinculado academicamente à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o HCPA é um polo de  produção e disseminação de conhecimentos e de inovação, sendo reconhecida no cenário científico nacional e internacional.  Atualmente, a instituição conta com mais de seis mil funcionários, 352 professores e 560 médicos residentes. Tendo como um de seus principais compromissos a manutenção de padrões internacionais de qualidade e segurança e buscando também maior eficiência, produtividade e conforto nas instalações hospitalares, o Clínicas automatizou suas instalações, desde a otimização da caldeira e instalações elétricas  até o controle de temperatura em ambientes de armazenamento de hemoderivados e medicamentos. 

Por se tratar de um órgão público, a empresa responsável pela implantação do sistema foi escolhida através de licitação, e foi assim que se iniciou a parceria entre a NOVUS Produtos Eletrônicos e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre.  Vale salientar a atuação da JMD Produtos Eletrônicos na elaboração e encaminhamento deste projeto – a JMD é representante exclusiva da NOVUS no Rio Grande do Sul.

Com este projeto foi possível não apenas economizar energia e melhorar o desempenho dos processos do hospital, mas monitorar os equipamentos e registros de grandezas diversas de forma segura e confiável.

Através da solução implantada, é possível realizar o controle remoto e em tempo real de toda a parte elétrica do Hospital de Clínicas, tais como geradores, transformadores, disjuntores e relés inteligentes. Consegue-se, ainda, monitorar as caldeiras e a temperatura da água utilizada na hotelaria, lavanderia, banheiros e demais dependências – o módulo para aquisição de dados FieldLogger ajuda a encontrar falhas nessa estrutura, evitando danos maiores. Além disso, foi instalado um sistema para registrar o volume nos reservatórios e caixas d’água e controlar as bombas através de CLPs, o que garantirá balanceamento e maior vida útil destes equipamentos. Outro setor que foi automatizado foi a lavanderia, onde se otimizou a eficiência das lavadoras, levando-se em conta a umidade das peças lavadas, para término de processo e não apenas tempo.

Entretanto, é no que tange a cadeia do frio que os benefícios da automatização do Hospital de Clínicas são mais importantes. Controlar e monitorar a temperatura de freezers e geladeiras que armazenam medicamentos, hemoderivados, órgãos e peles, assim como de laboratórios, é fundamental e garante o cumprimento as normas dos órgãos de fiscalização de saúde.

Data loggers podem garantir que a temperatura durante a armazenagem não prejudique o estoque, e indicadores e controladores de temperatura, como N1500, N1200 e N322, podem ser utilizados para um controle preciso e já informando seus valores medidos para o supervisório, via comunicação serial.

Sistemas que permitam um registro e monitoramento adequado, como o FieldLogger, e uma supervisão com software de supervisão da ELIPSE – utilizado nesta aplicação -  possuem alarmes, imprescindíveis em um processo onde qualquer alteração pode afetar de forma irreversível o material sensível.  A aquisição de dados através do FieldLogger também auxilia no controle de estoque e consequentemente, na diminuição de gastos. O sistema instalado no Hospital de Clínicas já foi capaz de detectar falhas ocasionadas pela falta de energia ou pane em geladeira e o acesso rápido à informação através do software supervisório permitiu que mais de R$ 150.000 em medicamentos fossem salvos. Em outra ocasião, conseguiu-se evitar danos em material de cinco anos de pesquisa com peles.

Uma necessidade que deve ser destacada para este tipo de aplicação é o serviço de calibração RBC de todas as variáveis envolvidas neste processo. A NOVUS fornece cerificado RBC para toda a cadeia do frio, através de seu laboratório próprio.

Os avanços em tecnologia caminham lado a lado com os avanços na área da saúde, e é um natural que cada vez mais instituições como o Hospital de Clínicas busquem soluções em automação. Mais do que otimizar processos e gerar economia de recursos materiais, o uso da tecnologia na saúde serve para evitar falhas que comprometam o bem mais precioso que temos, a vida das pessoas.

Compartilhar:

Mais notícias

Conheça o WL420, o transmissor submersível de nível hidrostático da NOVUS

19/04/2021

O WL420 é uma novidade no portfólio da NOVUS, que busca oferecer aos seus clientes soluções ainda mais diversas e completas em medição e controle.

LogBox Wi-Fi: registrador da NOVUS para registro de dados com tecnologia IoT

13/04/2021

O LogBox Wi-Fi possui protocolo MQTT para publicação de dados em servidor ou nuvem da IoT, bem como protocolo ModBusTCP para operar como escravo do SCADA ou host de sistemas de automação.

Controlador de temperatura N1050 alia desempenho e economia

05/04/2021

O N1050 tem apenas 80 mm de profundidade, display LCD que oferece dígitos maiores e o menor consumo de energia do mercado. Além disso, o novo controlador PID de temperatura da NOVUS está em conformidade com as principais normas EMC e EMI e de segurança, com certificações UL e CE..

Laboratório de Metrologia: qualidade certificada

27/03/2021

Com interface intuitiva, QuickTune facilita e dinamiza a configuração de controladores da NOVUS

22/03/2021

Além de proporcionar avançados recursos de configuração e diagnóstico, o QuickTune permite a programação de perfis de temperatura de forma gráfica, fornecendo uma visão ampla e detalhada do processo.

Aviso de Privacidade Global NOVUS

A NOVUS tem o compromisso de proteger a privacidade e a segurança de suas informações pessoais. As informações que você compartilha com a NOVUS nos permite proporcionar uma melhor experiência quando você usa nossos produtos e serviços. Garantimos a total privacidade aos seus dados, usados exclusivamente para comunicações entre a NOVUS e você.

Neste comunicado afirmamos:

  1. A NOVUS não vende ou negocia informações de clientes;
  2. Seus dados ficam armazenados em ambiente seguro e controlado;
  3. Usamos seus dados apenas para comunicações de seu interesse;
  4. A qualquer momento você pode optar por sair da lista de comunicados;

Por favor, consulte nossa Política de Privacidade completa.

Após ler nossa Política de Privacidade, escolha a opção abaixo: