Notícias

» » Rdc 197: Conheça Alternativas Econômicas Para Se Adaptar Às Novas Regras

27/03/2018

RDC 197: conheça alternativas econômicas para se adaptar às novas regras

No final de 2017, o Ministério da Saúde publicou a RDC 197, que regulamenta as atividades de vacinação humana no Brasil. O texto estabelece os requisitos mínimos para a prestação de serviço de vacinação humana por parte de postos de saúde, hospitais, clínicas e farmácias. Um dos pontos prioritários da RDC trata dos procedimentos de transporte para preservar a qualidade e a integridade das vacinas. A NOVUS oferece soluções para medição e registro de temperatura que podem ser utilizados no transporte e manutenção de vacinas e fármacos. Confira a entrevista com Everson Pinheiro, especialista da NOVUS no assunto Cadeia do Frio.

 

 

- A variação de temperatura abaixo de 2°C e acima de 8°C pode comprometer a qualidade da vacina em função de suas propriedades. Como é possível realizar o monitoramento nos ambientes onde se armazenam e realizam o serviço de vacinação?

Não é novidade a dificuldade para se garantir as corretas condições de armazenamento das vacinas. É um assunto recorrente e centro de incessantes debates por profissionais da área de saúde.  A boa notícia é que o mercado já oferece soluções completas para o monitoramento da temperatura das vacinas. É desta maneira que podemos assegurar que o produto estará em perfeitas condições de uso para a população.

 

-Como é a utilização destes equipamentos e soluções para monitorar e registrar o controle destas temperaturas ? Eles podem ser facilmente instalados em ambientes que fazem refrigeração, tais como como geladeiras, sem a necessidade de um controle humano periodicamente?

Sim. Estas soluções podem ser instaladas de forma fácil e rápida nas geladeiras e freezers através de suportes magnéticos, possuem alta capacidade de armazenamento e registro de dados e operam com baterias internas, dispensando a necessidade de um controle humano periódico.

 

- É possível construir um sistema de monitoramento contínuo da cadeia do frio dentro de um ambiente de serviço de vacinação com um investimento relativamente baixo?

Sem dúvida. Aqueles que desejam ajustar-se à RDC 197 podem, a partir de um baixo investimento, construir um sistema de monitoramento completo e seguro.  As vacinas devem ser transportadas em caixas térmicas que mantenham as condições de conservação indicadas pelo fabricante. A Seção lll da Resolução, que trata da infraestrutura, preconiza a utilização de equipamentos exclusivos para a guarda e conservação das vacinas, enquanto a Seção IV trata da tecnologia e dos processos empregados. Os registradores de dados devem possuir registro diário continuo da temperatura, indicação de temperaturas máxima e mínima e certificado de calibração.

 

- Nas redes de farmácia e clínicas que possuem mais de uma unidade, é possível monitorar facilmente o controle de temperatura no deslocamento das vacinas, de forma que seja possível manter um estoque único por região e assim realizar uma economia na construção de ambientes adequados em cada ponto de atendimento?

Sim. Uma vez estabelecido o sistema em uma das unidades, a rede pode se valer deste ambiente a fim de concentrar seus estoques. As vacinas devem ser transportadas em caixas térmicas qualificadas, com registradores de dados capazes de armazenar os dados de temperatura durante todo o transporte.

Toda a coleta de dados pode ser realizada de forma rápida e simples localmente, ou compartilhados na plataforma de dados da NOVUS na internet (NOVUS Cloud), a partir de um smartphone com tecnologia NFC.

Compartilhar:

Mais notícias

Teste

22/06/2020

COMUNICADO - COVID 19

22/06/2020

A partir do mês de julho, nosso horário de atendimento voltará a ser o padrão. Saiba mais.

NOVUS integra iniciativa de manutenção em respiradores hospitalares

01/06/2020

O respirador (ou ventilador) mecânico hospitalar ajuda na entrada e saída de ar dos pulmões e virou peça de extrema importância no tratamento da COVID-19. A NOVUS participa de iniciativa organizada pelo coletivo Brother in Arms, movimento espontâneo e independente formado para auxiliar no combate a doença causada pelo coronavírus.

Soluções seguras para acessos remotos é o tema do próximo webinar da NOVUS

25/05/2020

Encontro, totalmente gratuito e online, acontece à partir das 15h da quarta-feira, dia 27 de maio.

Arduino na indústria? A NOVUS mostra que é possível com seu novo módulo de I/O

14/05/2020

Apesar de ser um produto simples de usar, o DigiRail NXprog foi projetado para ambientes agressivos, provando que é possível usar dispositivos compatíveis com Arduino na indústria.

Aviso de Privacidade Global NOVUS

A NOVUS tem o compromisso de proteger a privacidade e a segurança de suas informações pessoais. As informações que você compartilha com a NOVUS nos permite proporcionar uma melhor experiência quando você usa nossos produtos e serviços. Garantimos a total privacidade aos seus dados, usados exclusivamente para comunicações entre a NOVUS e você.

Neste comunicado afirmamos:

  1. A NOVUS não vende ou negocia informações de clientes;
  2. Seus dados ficam armazenados em ambiente seguro e controlado;
  3. Usamos seus dados apenas para comunicações de seu interesse;
  4. A qualquer momento você pode optar por sair da lista de comunicados;

Por favor, consulte nossa Política de Privacidade completa.

Após ler nossa Política de Privacidade, escolha a opção abaixo: