Notícias

» » Data Loggers Novus: Aliados Na Busca Da Cura Do Covid

12/01/2021

Data loggers NOVUS: aliados na busca da cura do COVID

A pandemia do Covid-19 colocou todos os olhos do planeta no avanço da ciência e no desenvolvimento de uma cura para a doença. Clínicas e centros de pesquisa em todo o mundo não mediram esforços em busca da vacina para um vírus que fez mais de um milhão de vítimas.

 

No começo de dezembro de 2020, o Reino Unido foi o primeiro país a aprovar o uso de uma vacina, desenvolvida pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech, e iniciar uma campanha de vacinação que priorizou profissionais da saúde e grupos de risco. Na sequencia, outros países europeus adotaram o mesmo sistema.

 

Porém, o caminho para uma aplicação em massa é bastante longo. É necessário definir grupos prioritários, garantir o estoque de insumos - como seringas -, oferecer treinamento aos profissionais e, é claro, garantir que a logística de distribuição e armazenamento das doses seja feito na temperatura certa, para não alterar as propriedades do medicamento.

 

A maioria das vacinas – inclusive algumas que estão sendo desenvolvidas e testadas para tentar conter o vírus Sars-CoV-2 -  podem ser armazenadas entre 2º C e 8° C. Entretanto, a vacina desenvolvidas pela Pfizer/BioNTech é feita a partir do RNA, molécula que degrada com facilidade e, por isso, requer mais cuidados de armazenamento: o imunizante precisa ser mantido em uma temperatura inferior -70° C durante o transporte, para que não perca sua eficácia.

 

A empresa criou um cooler próprio, preenchido com gelo seco, para distribuir o medicamento e manter a temperatura adequada. Mas como garantir que essa temperatura tão baixa será mantida em freezers de hospitais, postos de saúde e clínicas de vacinação?


Os registradores de temperatura se tornam mais importantes do que nunca!

 

O controle da temperatura no transporte e armazenamento de medicamentos e vacinas é algo bastante rigoroso. Diversos países possuem extensa regulamentação sobre o tema, muitas vezes exigindo a manutenção dos dados registrados por vários anos ou a garantia que os sistemas digitais estão protegidos contra invasões.

 

A NOVUS possui um considerável portfólio de registradores de dados, sendo muitos deles adequados e certificados para o uso na indústria farmacêutica. O LogBox Wi-Fi é uma dessas soluções. Já usado em laboratórios e clínicas de diversas partes do mundo, o LogBox Wi-Fi é um registrador de dados com conectividade Wi-Fi para até três sensores analógicos e uma entrada  digital, o que permite a medição precisa de até três faixas de temperatura.

 

Ele pode funcionar como dispositivo IoT ou ser instalado em redes de TI já existentes, como parte de um sistema de supervisão. Devido a sua conectividade, o LogBox Wi-Fi possibilita o monitoramento e registro de dados de forma remota, dentro de instalações que possuam infraestrutura de rede Wi-Fi. Os dados são armazenados em nuvem, e podem ser acessados remotamente e de forma centralizada através de um smartphone ou computador.

 

A facilidade de uso e instalação são destaques do dispositivo, que fornece registro ininterrupto de dados, mesmo em caso de falha de energia ou link, graças a sua bateria com duração mínima de dois anos. Mas o mais importante é que o LogBox Wi-Fi cumpre com requisitos fundamentais para ser utilizado na indústria farmacêutica, pois pode ser utilizado em sistemas validáveis, oferecendo suporte à resolução FDA 21 CFR Parte 11, através do software de configuração e coleta de dados NXperience Trust.

 

Sem dúvidas a crise gerada pelo Covid-19 é um dos maiores desafios do século XXI, mas isso acabou acelerando o desenvolvimento e aprimoramento de diversas tecnologias, não apenas na área da saúde. Enquanto laboratórios e universidades unem esforços em busca da cura definitiva, os demais setores da indústria buscam colaborar dentro de suas áreas de conhecimento e atuação.

 

A NOVUS está preparada para este desafio, e nossos registradores de dados têm condições para ser a solução que você busca em monitoramento e registro de temperaturas, garantindo a qualidade do seu medicamento e a saúde dos pacientes.

Produtos Relacionados

Compartilhar:

Mais notícias

Descubra toda a facilidade que o FieldLogger poderá agregar ao seu processo

16/12/2020

Desenvolvido para atender os requisitos dos processos mais dinâmicos, o FieldLogger consegue detectar sensíveis variações de medição, proporcionando rica informação e registros de alto desempenho para as mais diversas aplicações na indústria.

NOVUS lança módulo de I/O para sistemas OEE

10/12/2020

O DigiRail OEE é o módulo de I/O ideal para a empresa que busca aliar produtividade, qualidade e eficiência nos seus processos produtivos.

Artigo: Você conhece a importância da rastreabilidade metrológica?

25/11/2020

Sempre quis saber se um instrumento calibrado no Brasil tem rastreabilidade fora do país, ou como funcionam as normas que garantem a rastreabilidade? Confira o artigo escrito por Ana Tuane Pereira Dias, do Laboratório de Metrologia da NOVUS, e tire todas suas dúvidas!

Atenção às datas de final de ano da NOVUS

12/11/2020

A empresa estará em férias coletivas entre os dias 22/12/2020 e 03/01/2021. Confira os prazos e garanta sua entrega ainda neste ano.

NOVUS se prepara para 29ª edição da Mercopar

04/11/2020

Tradicional feira do setor industrial ocorre entre 17 e 19 de novembro em Caxias do Sul, RS.

Aviso de Privacidade Global NOVUS

A NOVUS tem o compromisso de proteger a privacidade e a segurança de suas informações pessoais. As informações que você compartilha com a NOVUS nos permite proporcionar uma melhor experiência quando você usa nossos produtos e serviços. Garantimos a total privacidade aos seus dados, usados exclusivamente para comunicações entre a NOVUS e você.

Neste comunicado afirmamos:

  1. A NOVUS não vende ou negocia informações de clientes;
  2. Seus dados ficam armazenados em ambiente seguro e controlado;
  3. Usamos seus dados apenas para comunicações de seu interesse;
  4. A qualquer momento você pode optar por sair da lista de comunicados;

Por favor, consulte nossa Política de Privacidade completa.

Após ler nossa Política de Privacidade, escolha a opção abaixo: