Notícias

» » Case: Indústria Farmacêutica Utiliza Gateway Inteligente Em Aplicação Com Monitoramento Wireless

20/11/2018

Case: Indústria farmacêutica utiliza gateway inteligente em aplicação com monitoramento wireless

Durante muitos anos, o registro de variáveis importantes na indústria farmacêutica, tais como o monitoramento climático de áreas de armazenamento, foi feito manualmente, estando sujeito a erros humanos.

Com o avanço das boas práticas e o surgimento de regulamentação farmacêutica rigorosa, houve um crescimento no desenvolvimento e fabricação de dispositivos capazes de medir e registrar a maioria das variáveis em ambientes diversos.

 

Em 2014, uma empresa do ramo farmacêutico com duas unidades fabris no Brasil, procurou a NOVUS para uma solução capaz de tornar o monitoramento climático mais eficiente, seguro e confiável. Até aquele momento, eles utilizavam termo higrômetros espalhados nas áreas a ser monitoradas, o que exigia a disponibilidade de colaboradores em diferentes turnos para a execução da tarefa de registrar a temperatura em determinada hora e local. Isso acabava por atrasar a tomada de ação em qualquer ocorrência fora do normal, como por exemplo, uma excursão de temperatura fora dos limites especificados. Além disso, o método não oferecia registros suficientes para análise e tomada de decisões que trouxessem melhorias ao processo.

 

A solução oferecida pela NOVUS constava numa solução de monitoramento sem fio, composta por sensores de temperatura e umidade wireless - RHT Air – dispositivo preciso, compacto e calibrável, que por não precisar de cabos, torna-se uma opção econômica e flexível; um registrador de dados FieldLogger, que garante a disponibilidade e segurança de dados em situação de contingência;  e o software de supervisão SCADA SuperView, um programa simples de operar e utilizar. Além disso, atende aos requisitos da ANVISA e FDA nos quesitos controle de acesso, integridade de dados, rastreabilidade, registro e assinatura eletrônica.

 

O ponto chave para implementação desta solução era o desafio frente à amplitude e segmentação das instalações da empresa farmacêutica. Para que esse desafio fosse vencido surgiu a necessidade de um gateway de comunicação que, assim como os demais dispositivos, fosse seguro e robusto, e permitisse comunicação sem fio, evitando mudanças na infraestrutura do cliente.

 

Para este caso, o dispositivo escolhido foi o AirGate Modbus, gateway inteligente e robusto com comunicação com alcance de até mil metros. O AirGate Modbus opera através do protocolo NOVUS-Air (IEEE 802.15.4), rede wireless industrial própria, tornando-se totalmente independente da infraestrutura de TI do cliente. Sua comunicação possui segurança no tráfego de dados, garantida pela criptografia de 128 bits, e é inteligente, pois utiliza faixas de frequência disponíveis de menor interferência, oferecendo estabilidade e confiabilidade no link de comunicação.

 

Desde que desenvolveu este know-how, a NOVUS vem oferecendo soluções para a modernização de plantas farmacêuticas em todo o país, aliando dispositivos de alta tecnologia e serviço qualificado.

Compartilhar:

Mais notícias

Teste

22/06/2020

COMUNICADO - COVID 19

22/06/2020

A partir do mês de julho, nosso horário de atendimento voltará a ser o padrão. Saiba mais.

NOVUS integra iniciativa de manutenção em respiradores hospitalares

01/06/2020

O respirador (ou ventilador) mecânico hospitalar ajuda na entrada e saída de ar dos pulmões e virou peça de extrema importância no tratamento da COVID-19. A NOVUS participa de iniciativa organizada pelo coletivo Brother in Arms, movimento espontâneo e independente formado para auxiliar no combate a doença causada pelo coronavírus.

Soluções seguras para acessos remotos é o tema do próximo webinar da NOVUS

25/05/2020

Encontro, totalmente gratuito e online, acontece à partir das 15h da quarta-feira, dia 27 de maio.

Arduino na indústria? A NOVUS mostra que é possível com seu novo módulo de I/O

14/05/2020

Apesar de ser um produto simples de usar, o DigiRail NXprog foi projetado para ambientes agressivos, provando que é possível usar dispositivos compatíveis com Arduino na indústria.

Aviso de Privacidade Global NOVUS

A NOVUS tem o compromisso de proteger a privacidade e a segurança de suas informações pessoais. As informações que você compartilha com a NOVUS nos permite proporcionar uma melhor experiência quando você usa nossos produtos e serviços. Garantimos a total privacidade aos seus dados, usados exclusivamente para comunicações entre a NOVUS e você.

Neste comunicado afirmamos:

  1. A NOVUS não vende ou negocia informações de clientes;
  2. Seus dados ficam armazenados em ambiente seguro e controlado;
  3. Usamos seus dados apenas para comunicações de seu interesse;
  4. A qualquer momento você pode optar por sair da lista de comunicados;

Por favor, consulte nossa Política de Privacidade completa.

Após ler nossa Política de Privacidade, escolha a opção abaixo: