Notícias

Home » Notícias » Case de Sucesso: Empresa de Saneamento Reduz Custos de Manutenção Com Equipamento Novus

12/08/2019

Case de Sucesso: Empresa de saneamento reduz custos de manutenção com equipamento NOVUS


O registrador de dados Fieldlogger foi a solução escolhida para medir temperatura e vibração de bombas de elevação nas estações de tratamento de esgoto da companhia, localizada em São Paulo. Com o monitoramento adequado, é possível prevenir problemas e economizar na manutenção dos motores.

O saneamento básico – um conjunto de serviços, infraestruturas e instalações de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, manejo de resíduos e drenagem de águas pluviais - é reconhecido pela ONU como um direito humano, e a sua ausência ou  ineficiência favorece a transmissão de doenças infecciosas tais como cólera, hepatite e febre tifoide.

 

Com o crescimento das cidades e o aumento da poluição, o tratamento de esgotos, ou seja, a transformação da água contaminada procedente de residências, indústria e comércio em água limpa para ser devolvida ao meio ambiente, precisa ser cada vez mais abrangente e dinâmico, e é nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs ) que o processo acontece.

 

Existem diversos tipos de tratamentos possíveis, e o método a ser utilizado depende das características físicas, químicas e biológicas da água. Inicialmente, o esgoto vai atravessar grades, que retêm sólidos maiores que possam estar na água, até decantadores e tanques de aeração. Durante todo esse trajeto, bombas de elevação precisam trabalhar para que os efluentes passem pelo encanamento da ETE. Como o esgoto, justamente por conta dos resíduos, costuma ser “pesado”, as bombas precisam ser muito potentes. No caso de falhas ou sobrecargas, existe o risco de entupimentos do sistema, o que pode inclusive ocasionar alagamentos e retorno dos resíduos pela tubulação dos clientes.

 

Uma grande companhia de saneamento de São Paulo conta com soluções da NOVUS para garantir o perfeito funcionamento nas ETEs e assim evitar problemas no seu sistema e para os consumidores. Utilizando o FieldLogger, é possível monitorar as temperatura nos estatores das bombas de elevação. Além disso, este módulo de leitura e registro é capaz de monitorar também a vibração, de forma que qualquer alteração é detectada. Essas variáveis são importantes no tratamento de esgoto, pois um aumento de temperatura pode indicar sobrecarga no funcionamento. Além disso, há resíduos que podem passar e não travar o motor, mas afetam os padrões de funcionamento e danificam a bomba.

 

O FieldLogger possui oito entradas analógicas e oito entradas digitais individualmente configuráveis como entrada ou saída. No caso do equipamento instalado para medir as variáveis da bomba na ETE, uma das saídas está configurada para emitir um alarme para o painel da estação no caso de alguma ocorrência, de forma que é possível parar o bombeamento e resolver qualquer problema. É um equipamento de grande resolução e velocidade, com alta conectividade, sem deixar de ser fácil de configurar e operar.

 

As bombas de elevação da ETE onde os FieldLoggers foram instalados são equipamentos de alta potência e alto custo, ou seja, troca-las é bastante oneroso e a manutenção periódica é extremamente importante. Com o registrador de dados da NOVUS, é possível evitar danos e agir mais rápido no caso de algum imprevisto, fazendo com que a empresa preste um serviço melhor à população e economize na troca de equipamentos.

 

Gostou do case? Clique aqui para fazer o download em PDF!

Produtos Relacionados

Compartilhar:

Mais notícias

15/08/2022

NCase: maleta promove qualificação térmica acessível e confiável

10/08/2022

Investindo em tecnologia, NOVUS tem escopo atualizado no Laboratório de Metrologia

Pertencente à Rede Brasileira de Calibração, o Laboratório de Metrologia da NOVUS possui acreditação da CGCRE desde 2009

20/07/2022

Estudantes de robótica em visita técnica

NOVUS contribui para o desenvolvimento de profissionais do futuro.

12/07/2022

NOVUS realiza doações para iniciativas de proteção à vida

Contribuir com a comunidade faz parte da missão da empresa

21/06/2022

NOVUS é empresa âncora em programa de inovação aberta

Participação em programas com startups visa fomentar a inovação na região

Assine nossa newsletter
Fique por dentro do acontece na NOVUS!