Notícias

» » Case De Sucesso: Empresa De Saneamento Reduz Custos De Manutenção Com Equipamento Novus

12/08/2019

Case de Sucesso: Empresa de saneamento reduz custos de manutenção com equipamento NOVUS

O saneamento básico – um conjunto de serviços, infraestruturas e instalações de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, manejo de resíduos e drenagem de águas pluviais - é reconhecido pela ONU como um direito humano, e a sua ausência ou  ineficiência favorece a transmissão de doenças infecciosas tais como cólera, hepatite e febre tifoide.

 

Com o crescimento das cidades e o aumento da poluição, o tratamento de esgotos, ou seja, a transformação da água contaminada procedente de residências, indústria e comércio em água limpa para ser devolvida ao meio ambiente, precisa ser cada vez mais abrangente e dinâmico, e é nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs ) que o processo acontece.

 

Existem diversos tipos de tratamentos possíveis, e o método a ser utilizado depende das características físicas, químicas e biológicas da água. Inicialmente, o esgoto vai atravessar grades, que retêm sólidos maiores que possam estar na água, até decantadores e tanques de aeração. Durante todo esse trajeto, bombas de elevação precisam trabalhar para que os efluentes passem pelo encanamento da ETE. Como o esgoto, justamente por conta dos resíduos, costuma ser “pesado”, as bombas precisam ser muito potentes. No caso de falhas ou sobrecargas, existe o risco de entupimentos do sistema, o que pode inclusive ocasionar alagamentos e retorno dos resíduos pela tubulação dos clientes.

 

Uma grande companhia de saneamento de São Paulo conta com soluções da NOVUS para garantir o perfeito funcionamento nas ETEs e assim evitar problemas no seu sistema e para os consumidores. Utilizando o FieldLogger, é possível monitorar as temperatura nos estatores das bombas de elevação. Além disso, este módulo de leitura e registro é capaz de monitorar também a vibração, de forma que qualquer alteração é detectada. Essas variáveis são importantes no tratamento de esgoto, pois um aumento de temperatura pode indicar sobrecarga no funcionamento. Além disso, há resíduos que podem passar e não travar o motor, mas afetam os padrões de funcionamento e danificam a bomba.

 

O FieldLogger possui oito entradas analógicas e oito entradas digitais individualmente configuráveis como entrada ou saída. No caso do equipamento instalado para medir as variáveis da bomba na ETE, uma das saídas está configurada para emitir um alarme para o painel da estação no caso de alguma ocorrência, de forma que é possível parar o bombeamento e resolver qualquer problema. É um equipamento de grande resolução e velocidade, com alta conectividade, sem deixar de ser fácil de configurar e operar.

 

As bombas de elevação da ETE onde os FieldLoggers foram instalados são equipamentos de alta potência e alto custo, ou seja, troca-las é bastante oneroso e a manutenção periódica é extremamente importante. Com o registrador de dados da NOVUS, é possível evitar danos e agir mais rápido no caso de algum imprevisto, fazendo com que a empresa preste um serviço melhor à população e economize na troca de equipamentos.

 

Gostou do case? Clique aqui para fazer o download em PDF!

Produtos Relacionados

Compartilhar:

Mais notícias

Controlador N1200 alia segurança e alta performance em um mesmo produto

06/04/2020

Graças ao seu algoritmo PID autoadaptativo, o dispositivo responde de maneira rápida e precisa mesmo nos processos com perfil de temperatura mais complexos.

NOVUS oferece webinars sobre registro de dados

27/03/2020

A iniciativa surge como opção para aqueles que estão em isolamento social em função do COVID-19.

COMUNICADO - COVID 19

23/03/2020

Priorizando a segurança e a saúde de nossos colaboradores, familiares, consumidores, parceiros e fornecedores, a NOVUS informa as medidas tomadas para minimizar os riscos de propagação do Coronavirus.

Versão renovada do LoopView é opção prática para indicação local em diversos tipos de processos

13/03/2020

Indicador otimiza o acompanhamento de processos pois possibilita um rápido diagnóstico sem a necessidade de recorrer à sala de instrumentação.

NOVUS lança o WL420, um transmissor submersível de nível hidrostático

07/02/2020

O WL420 é uma novidade no portfólio da NOVUS, que busca oferecer aos seus clientes soluções ainda mais diversas e completas em medição e controle.

Aviso de Privacidade Global NOVUS

A NOVUS tem o compromisso de proteger a privacidade e a segurança de suas informações pessoais. As informações que você compartilha com a NOVUS nos permite proporcionar uma melhor experiência quando você usa nossos produtos e serviços. Garantimos a total privacidade aos seus dados, usados exclusivamente para comunicações entre a NOVUS e você.

Neste comunicado afirmamos:

  1. A NOVUS não vende ou negocia informações de clientes;
  2. Seus dados ficam armazenados em ambiente seguro e controlado;
  3. Usamos seus dados apenas para comunicações de seu interesse;
  4. A qualquer momento você pode optar por sair da lista de comunicados;

Por favor, consulte nossa Política de Privacidade completa.

Após ler nossa Política de Privacidade, escolha a opção abaixo: