Notícias

Home » Notícias » Artigo: Conectividade Ajuda na Manutenção Utilizando Rede 3g

04/09/2019

Artigo: Conectividade ajuda na manutenção utilizando rede 3G


A importância dos dados aumentou drasticamente, e seu gerenciamento e confiabilidade tornaram-se a principal preocupação em muitas empresas. Isso é compreensível, uma vez que a maioria das decisões deve ser baseada em dados que, por sua vez, devem ser seguros e de fácil acesso. A família de data loggers LogBox Connect proporciona conectividade sem fio para dispositivos e sinais de campo ao mesmo tempo que possuem fácil integração com sistemas de nuvem.

Bruno Albuquerque

Key Account Executive

 

A importância dos dados aumentou drasticamente, e seu gerenciamento e confiabilidade tornaram-se a principal preocupação na maioria das empresas. Isso é compreensível, uma vez que a maioria das decisões  deve ser baseada em dados, que por sua vez, devem ser seguros, de fácil acesso e exibidos de forma amigável, para que a ação possa ser executada sem hesitação.

 

A indústria vem ganhando produtividade com os avanços nos sistemas de aquisição de dados e comunicação, permitindo controle e monitoramento remoto, assim facilitando manutenções preditivas baseadas em dados.

 

LogBox Connect

 

A NOVUS lançou uma nova linha de data loggers – a família LogBox Connect. São produtos que proporcionam conectividade sem fio para dispositivos e sinais de campo ao mesmo tempo em que oferecem funcionalidades de alarme e fácil integração com sistemas de nuvem.

 

O LogBox Connect está disponível nas versões 3G, WiFi e Bluetooth, e atende as necessidades de conectividade e aquisição de dados em qualquer aplicação. Neste artigo, veremos um estudo de caso utilizando o LogBox 3G e explicaremos suas vantagens e usos dentro de diferentes indústrias.

 

Estudo de Caso – Controle remoto de estação de bombeamento

 

Vamos imaginar o seguinte cenário: uma companhia tem três plantas em cidades próximas, e em cada uma dessas plantas há uma estação de bombeamento que precisa ser monitorada e controlada. As variáveis importantes são: nível de água no tanque, vazão e status da bomba (em funcionamento ou desligada). Não existe conexão de internet a cabo nessas plantas e eles estão muito longe uma da outra.

 

As bombas precisam ser monitoradas tanto do escritório quanto pelo celular dos engenheiros de manutenção. Eventualmente, estes engenheiros precisarão ligar ou desligar as bombas através dos seus celulares. É desejável que as três plantas possam ser controlados a partir de um sistema de monitoramento baseado na web, exibindo alarmes e variáveis importantes.

 

Proposta de Valor

 

A solução oferecida integraria um LogBox 3G em cada planta para proporcionar conectividade e controle das bombas, enquanto a plataforma NOVUS Cloud exibiria os dados importantes, de forma amigável para o usuário.

 

Os sensores de fluxo, nível e status são conectados diretamente ao LogBox através de suas entradas analógicas e digitais incorporadas. A saída digital está conectada a uma contatora que pode ligar ou desligar a bomba de água.

 

O LogBox 3G requer um cartão SIM para se conectar à Internet e enviar alarmes por SMS. Ele registrará os dados localmente e enviará esses dados para o sistema NOVUS Cloud periodicamente. Caso a conexão com a Internet seja perdida, o dispositivo manterá os dados em sua memória interna até que a conexão retorne.

 

Os alarmes por SMS são enviados para a equipe de manutenção, caso o nível esteja muito baixo ou muito alto. Também haverá alarme SMS se o fluxo de água não estiver de acordo com o especificado. Caso ocorra qualquer situação alarmante, a equipe de manutenção pode ligar ou desligar a estação de bombeamento por meio do comando SMS enquanto dirigem-se ao local para realizar a manutenção.

 

O portal NOVUS Cloud pode ser usado para acessar dados históricos, exibir variáveis de todos os locais ou configurar os dispositivos atribuídos. É um ambiente seguro para armazenar seus dados, protegido por senha e com hierarquia de usuário definida. E o mais importante, pode ser acessado de qualquer lugar!

 

O portal NOVUS Cloud é gratuito para usuários do LogBox Connect. Além disso, o LogBox 3G pode ser facilmente configurado usando um PC através de USB. Não há necessidade de cabos ou software caros - tudo é gratuito e está disponível para download no site da NOVUS.

 

 

Produtos Relacionados

Compartilhar:

Mais notícias

20/03/2024

Dispositivos conectados em Hannover

Use o código para entrada gratuita

20/02/2024

Dos nossos especialistas para o mundo

Desenvolva suas habilidades com a equipe técnica da NOVUS

30/01/2024

Tecnologia para o setor de energia na Distributech 2024, nos Estados Unidos

A NOVUS Automation é um participante importante da Distributech 2024.

21/12/2023

A NOVUS é investidora estratégica da Sensify

A NOVUS tem o orgulho de anunciar que investiu na startup Sensify, que acaba de fechar rodada de captação de recursos com investidores estratégicos.

14/11/2023

Programe-se: prazos para 2023 e férias coletivas da NOVUS

Veja as datas limite para pedidos e período de férias

Assine nossa newsletter
Fique por dentro do acontece na NOVUS!