Casos de Sucesso

Home » Notícias » Casos de Sucesso » Monitoramento de Produção Para Máquinas Injetoras

04/02/2013

Monitoramento de produção para Máquinas Injetoras


Nos dias atuais as empresas procuram cada vez mais aumentar a produtividade de seus processos. Para zelar e garantir essa produtividade o gestor necessita de informações precisas e atualizadas. Pensando nisso a representante da NOVUS no sul de Minas Gerais, ABS Sistemas..

Nos dias atuais as empresas procuram cada vez mais aumentar a produtividade de seus processos. Para zelar e garantir essa produtividade o gestor necessita de informações precisas e atualizadas. Pensando nisso a representante da NOVUS no sul de Minas Gerais, ABS Sistemas Automação Ltda desenvolveu um sistema para monitoramento de máquinas injetoras de plástico, o qual visa controlar e monitorar as atividades do operador durante o período de trabalho na máquina. As máquinas injetoras trabalham em um processo cíclico automático no qual a maioria das peças produzidas necessita de um operador nos momentos de carga e descarga. A cada peça produzida é necessário que a porta da injetora seja aberta, a peça pronta retirada e logo em seguida a porta seja fechada novamente para reiniciar um novo ciclo.

Essa sequência se repete de forma ininterrupta durante o período de produção. A produtividade da máquina está intimamente ligada à velocidade do operador em executar essas tarefas de carga e descarga. Se ele é lento a produtividade cai, mas o gestor não vai saber o motivo, pois podem ser alegados problemas de manutenção ou demora no momento do “setup” de um novo molde. Diante deste problema foi proposto um sistema de monitoramento utilizando o registrador eletrônico FieldLogger da NOVUS.

Este equipamento permite a supervisão em tempo real e também o armazenamento de dados a cada 2 minutos para emissão de relatórios de estado de todas as máquinas instaladas na planta. Os dados armazenados informam em qual dos quatro estados possíveis a máquina está em cada intervalo de registro: PARADA, EM MANUTENÇÃO, PRODUÇÃO MOLDE ABERTO ou PRODUÇÃO MOLDE FECHADO. Os dados podem então ser acessados facilmente por diversas ferramentas como um software de supervisão de mercado (SCADA) ou então exportadas para processamento por planilhas e ferramentas de dados utilizadas pelo departamento de TI da própria empresa cliente. Ressaltam-se aqui as múltiplas conexões possíveis no FieldLogger como a porta Ethernet, a porta USB ou a porta serial RS485. Aliando-se essa última a um AirGate-Modbus da NOVUS o cliente ganha a facilidade de nem precisar passar cabos para trazer os dados a um computador!

Ao final do processo, com os dados disponíveis o responsável consegue filtrar informações como: o tempo total de produção por período, o tempo de produção médio por peça, o tempo de parada da máquina e também o tempo de troca de molde. Estas melhorias permitem ao gestor obter dados mais precisos sobre o tempo de cada processo e o mais importante: um aumento na produção diária em torno de 20 a 30 %. Para saber mais sobre a empresa ABS Automação, acesse o site www.absautomacao.com. Para mais informações sobre esta e outras aplicações NOVUS, entre em contato com nosso Departamento de Aplicações através do e-mail projetos@novus.com.br.



Produtos Relacionados

Compartilhar:

Mais notícias

15/08/2022

NCase: maleta promove qualificação térmica acessível e confiável

10/08/2022

Investindo em tecnologia, NOVUS tem escopo atualizado no Laboratório de Metrologia

Pertencente à Rede Brasileira de Calibração, o Laboratório de Metrologia da NOVUS possui acreditação da CGCRE desde 2009

20/07/2022

Estudantes de robótica em visita técnica

NOVUS contribui para o desenvolvimento de profissionais do futuro.

12/07/2022

NOVUS realiza doações para iniciativas de proteção à vida

Contribuir com a comunidade faz parte da missão da empresa

21/06/2022

NOVUS é empresa âncora em programa de inovação aberta

Participação em programas com startups visa fomentar a inovação na região

Assine nossa newsletter
Fique por dentro do acontece na NOVUS!