Casos de Sucesso

Home » Notícias » Casos de Sucesso » Fumaça Limpa: Isso é Possível?

13/11/2012

Fumaça limpa: isso é possível?


Proprietário da churrascaria DEVONS em Curitiba, Augusto Celestino Farfus dos Santos procurou o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) com o objetivo de encontrar uma solução técnica para controlar a fumaça e os odores emitidos pela chaminé de seu estabelecimento, adequando-se à legislação ambiental.

Proprietário da churrascaria DEVONS em Curitiba, Augusto Celestino Farfus dos Santos procurou o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) com o objetivo de encontrar uma solução técnica para controlar a fumaça e os odores emitidos pela chaminé de seu estabelecimento, adequando-se à legislação ambiental. A iniciativa desse empresário socialmente responsável deu origem a um projeto de pesquisa que resultou na criação de uma nova tecnologia, limpa e sustentável, para tratamento das emissões poluentes, em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Atualmente em sua etapa piloto, o projeto utiliza o potencial do metabolismo das microalgas (um tipo de microrganismo), por meio de um fotobiorreator, para remover os compostos químicos poluentes da fumaça. O original sistema de tratamento busca não só a eliminação biológica desses compostos, mas, principalmente, a retirada do odor característico da fumaça das chaminés dos restaurantes, que costuma causar incômodos aos vizinhos, e que não é eliminado pelos métodos convencionais de tratamento de gases.

A partir dessa experiência, o Tecpar vem ampliando suas pesquisas com microalgas. O aperfeiçoamento dessa tecnologia contribuirá para a melhoria contínua no tratamento das emissões poluentes, com forte potencial para futura utilização das microalgas em aplicações da indústria alimentícia, de cosméticos, bem como na produção de biocombustíveis.

A NOVUS orgulha-se em participar desse projeto pioneiro como fornecedora de produtos e equipamentos para a automação do sistema de tratamento das emissões gasosas. Um controlador lógico programável foi instalado para armazenar os dados de leitura dos sensores sobre parâmetros importantes ao monitoramento do sistema.

“O grande diferencial deste projeto é que a NOVUS ofereceu a solução completa dos equipamentos de automação e controle, todos com qualidade e confiabilidade comprovada. Além dos equipamentos, o suporte técnico é de excelente qualidade, tanto para auxiliar no desenvolvimento das soluções como para a assistência técnica. Isso economizou tempo e facilitou a configuração e implantação do projeto, maximizando as possibilidades da pesquisa”, afirmam os responsáveis pelo empreendimento no Tecpar.

No momento em que a preocupação com as questões ambientais é crucial, essa aplicação pode ser largamente utilizada em estabelecimentos comerciais, em especial em atividades de preparação de alimentos que provoquem emissões atmosféricas
provenientes da queima de combustíveis, tais como churrascarias, pizzarias, restaurantes, lanchonetes, cantinas, padarias, restaurantes universitários e refeitórios de empresas e indústrias em geral.

Mais informações: Ivo Soberay Júnior, NOVUS Filial Curitiba/PR, ivo@novus.com.br ou Sr. Sakuma, Tecpar, sakuma@tecpar.com.br.

Veja reportagem sobre o tema apresentada pela Rede Globo em http://www.youtube.com/watch?v=74NbO7s474A

Produtos Relacionados

Compartilhar:

Mais notícias

15/08/2022

NCase: maleta promove qualificação térmica acessível e confiável

10/08/2022

Investindo em tecnologia, NOVUS tem escopo atualizado no Laboratório de Metrologia

Pertencente à Rede Brasileira de Calibração, o Laboratório de Metrologia da NOVUS possui acreditação da CGCRE desde 2009

20/07/2022

Estudantes de robótica em visita técnica

NOVUS contribui para o desenvolvimento de profissionais do futuro.

12/07/2022

NOVUS realiza doações para iniciativas de proteção à vida

Contribuir com a comunidade faz parte da missão da empresa

21/06/2022

NOVUS é empresa âncora em programa de inovação aberta

Participação em programas com startups visa fomentar a inovação na região

Assine nossa newsletter
Fique por dentro do acontece na NOVUS!