Casos de Sucesso

» » » Fumaça Limpa: Isso É Possível?

13/11/2012

Fumaça limpa: isso é possível?

Proprietário da churrascaria DEVONS em Curitiba, Augusto Celestino Farfus dos Santos procurou o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) com o objetivo de encontrar uma solução técnica para controlar a fumaça e os odores emitidos pela chaminé de seu estabelecimento, adequando-se à legislação ambiental. A iniciativa desse empresário socialmente responsável deu origem a um projeto de pesquisa que resultou na criação de uma nova tecnologia, limpa e sustentável, para tratamento das emissões poluentes, em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Atualmente em sua etapa piloto, o projeto utiliza o potencial do metabolismo das microalgas (um tipo de microrganismo), por meio de um fotobiorreator, para remover os compostos químicos poluentes da fumaça. O original sistema de tratamento busca não só a eliminação biológica desses compostos, mas, principalmente, a retirada do odor característico da fumaça das chaminés dos restaurantes, que costuma causar incômodos aos vizinhos, e que não é eliminado pelos métodos convencionais de tratamento de gases.

A partir dessa experiência, o Tecpar vem ampliando suas pesquisas com microalgas. O aperfeiçoamento dessa tecnologia contribuirá para a melhoria contínua no tratamento das emissões poluentes, com forte potencial para futura utilização das microalgas em aplicações da indústria alimentícia, de cosméticos, bem como na produção de biocombustíveis.

A NOVUS orgulha-se em participar desse projeto pioneiro como fornecedora de produtos e equipamentos para a automação do sistema de tratamento das emissões gasosas. Um controlador lógico programável foi instalado para armazenar os dados de leitura dos sensores sobre parâmetros importantes ao monitoramento do sistema.

“O grande diferencial deste projeto é que a NOVUS ofereceu a solução completa dos equipamentos de automação e controle, todos com qualidade e confiabilidade comprovada. Além dos equipamentos, o suporte técnico é de excelente qualidade, tanto para auxiliar no desenvolvimento das soluções como para a assistência técnica. Isso economizou tempo e facilitou a configuração e implantação do projeto, maximizando as possibilidades da pesquisa”, afirmam os responsáveis pelo empreendimento no Tecpar.

No momento em que a preocupação com as questões ambientais é crucial, essa aplicação pode ser largamente utilizada em estabelecimentos comerciais, em especial em atividades de preparação de alimentos que provoquem emissões atmosféricas
provenientes da queima de combustíveis, tais como churrascarias, pizzarias, restaurantes, lanchonetes, cantinas, padarias, restaurantes universitários e refeitórios de empresas e indústrias em geral.

Mais informações: Ivo Soberay Júnior, NOVUS Filial Curitiba/PR, ivo@novus.com.br ou Sr. Sakuma, Tecpar, sakuma@tecpar.com.br.

Veja reportagem sobre o tema apresentada pela Rede Globo em http://www.youtube.com/watch?v=74NbO7s474A

Produtos Relacionados

Compartilhar:

Mais notícias

Com interface intuitiva, QuickTune facilita e dinamiza a configuração de controladores da NOVUS

18/09/2020

Além de proporcionar avançados recursos de configuração e diagnóstico, o QuickTune permite a programação de perfis de temperatura de forma gráfica, fornecendo uma visão ampla e detalhada do processo.

NOVUS apresenta webinar Arduino na Indústria: ferramenta que expande suas possibilidades

26/08/2020

Encontro gratuito acontece no dia 2 de setembro e vai discutir a utilização desta versátil e disruptiva ferramenta dentro do ambiente industrial.

N1540, o indicador compacto de excelente desempenho

05/08/2020

Nova versão do indicador universal de processos oferece saída de retransmissão 4-20 mA, sendo compatível com módulos de I/O e CLPs e estendendo suas funções para uma indicação integrável com outros sistemas.

Novidades à vista para o AirGate 4G

07/07/2020

A nova versão do roteador possibilita o acesso de dados na nuvem por protocolo MQTT, notificação de alarme por SMS ou e-mail e mestre modbus, que permite monitoramento remoto de redes industriais RS485 sem o uso de CLPs.

COMUNICADO - COVID 19

22/06/2020

A partir do mês de julho, nosso horário de atendimento voltará a ser o padrão. Saiba mais.

Aviso de Privacidade Global NOVUS

A NOVUS tem o compromisso de proteger a privacidade e a segurança de suas informações pessoais. As informações que você compartilha com a NOVUS nos permite proporcionar uma melhor experiência quando você usa nossos produtos e serviços. Garantimos a total privacidade aos seus dados, usados exclusivamente para comunicações entre a NOVUS e você.

Neste comunicado afirmamos:

  1. A NOVUS não vende ou negocia informações de clientes;
  2. Seus dados ficam armazenados em ambiente seguro e controlado;
  3. Usamos seus dados apenas para comunicações de seu interesse;
  4. A qualquer momento você pode optar por sair da lista de comunicados;

Por favor, consulte nossa Política de Privacidade completa.

Após ler nossa Política de Privacidade, escolha a opção abaixo: