Saneamento

Home » Segmentos » Saneamento

A aplicação de recursos de automação permite que os processos de tratamento e distribuição de água, bem como a coleta e tratamento de esgoto, sejam mais eficientes, sustentáveis e econômicos.

Aplicações

  • Automação de Boosters e Elevatórias

  • Automação e Monitoração de Estações de Tratamento

  • Controle de Casa de Bombas – Sistemas de Fornecimento de Água Quente/Fria

  • Monitoração de Distribuição

Produtos Relacionados

  •  DigiRail

    DigiRail

    A linha DigiRail de transmissores com interface de comunicação Modbus RTU permite a fácil integração de sinais analógicos ou digitais a sistemas de supervisão. Com até duas entradas analógicas universais por módulo, é a ...

  •  AirGate-Modbus

    AirGate-Modbus

    O AirGate-Modbus é um gateway desenvolvido especialmente para criar redes de sensores sem fio. Pode ser utilizado como um extensor de rede RS485 Modbus e oferece flexibilidade e escalabilidade para as diversas redes pert...

  •  NP620

    NP620

    Os transmissores de pressão relativa da série NP620 da NOVUS são configuráveis e recalibráveis em campo. Apresentam uma ampla gama de faixas de pressão. Estas famílias pos...

  •  SuperView

    SuperView

    SuperView é um software de supervisão e controle de processos industriais (SCADA) que apresenta ao usuário um modelo de desenvolvimento visual para a construção de aplicações. Além da comunicação com equipamentos Modbus ...

  •  LogBox-DA

    LogBox-DA

    Amplamente utilizado no setor de saneamento, o Registrador Eletrônico LogBox-DA, é um Datalogger portátil para medição e registro de dados com dois canais de entrada, sendo uma digital (contato seco ou pulso) e outra ana...

  •  Família XL

    Família XL

    Controladores programáveis que integram entradas, saídas, interface com o operador, interfaces de comunicação e memória de massa em uma unidade compacta, robusta e confiável. O software de programação suporta linguagem L...

  •  N1500-FT

    N1500-FT

    Indicador microprocessado N1500-FT sob medida para aplicações de vazão, com medição e leitura do valor totalizado. O indicador de vazão N1500-FT possui capacidade para ler u...

  •  USB-i485

    USB-i485

    O conversor USB-i485 é a solução rápida e segura para a interface entre o PC e barramentos de comunicação industrial RS485 ou RS422. Ao ligar o USB-i485 à porta USB de um PC, ele é automaticamente detectado e instalado c...

  •  FieldLogger

    FieldLogger

    O FieldLogger é um registrador de dados versátil, poderoso e, ao mesmo tempo, econômico para manipulação de variáveis analógicas, digitais e outras, com grande resolução e velocidade. Trata-se de um equipamento de alto d...

Perguntas Frequentes

+ Quais são os tipos de saneamento existentes?

São eles: - Tratamento e distribuição de água potável. - Coleta e tratamento de esgoto. - Drenagem urbana das águas pluviais. - Coleta e destinação correta dos resíduos sólidos.

+ Saneamento o que é? Em que consiste o saneamento?

Saneamento básico é um conjunto de serviços fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico de uma região, tais como abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem urbana, manejos de resíduos sólidos e de águas pluviais.

+ Por que o saneamento básico é importante e qual a importância do saneamento básico para a sociedade?

Em seu sentido mais amplo, saneamento são as medidas adotadas sobre o meio ambiente que têm como objetivo promover a saúde dos cidadãos, garantir sua qualidade de vida, e preservar os recursos naturais.

+ Por que o saneamento básico é considerado um serviço público essencial?

O saneamento básico e saneamento urbano consiste na atividade relacionada ao abastecimento de água potável, o manejo de água pluvial, a coleta e tratamento de esgoto, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos e o controle de pragas e qualquer tipo de agente patogênico, visando à saúde das comunidades.

+ Como é o saneamento no Brasil?

O Saneamento no Brasil em 2011, por exemplo, 82,4% da população tinha acesso à água tratada. Já em 2018, o índice passou para 83,6%. O avanço foi maior nos indicadores de população com acesso à rede de coleta de esgoto, que passou de 48,1% em 2011 para 53,2% em 2018. A proporção de esgoto tratado também passou de 37,5% para 46,3%.

+ O que é saneamento básico e saneamento ambiental?

Saneamento Básico é o abastecimento de água potável nas regiões, coleta e tratamento de esgoto. Saneamento ambiental refere-se a limpeza urbana, controle de pragas e etc., com o objetivo de ter um saneamento do meio ambiente, e não permitir que pessoas que não possuem muita infraestrutura convivam com doenças, além de proteger o meio ambiente.

+ O que é o saneamento rural?

É fundamental para quem mora no campo conhecer os segmentos do saneamento rural, o qual consiste basicamente na coleta e tratamento do esgoto sanitário, no abastecimento de água para consumo humano, no tratamento e reuso de efluentes para a produção e no manejo e destinação do lixo (resíduos sólidos) nas propriedades.

+ Como fazer Saneamento ecológico?

Utilizar água de chuva pode lhe ajudar a ser mais ecológico, além de economizar na conta de água. Cada pessoa gera em torno de 150 litros de esgoto por dia, então fazendo uma simples conta, uma família de 3 pessoas em dois dias gera em torno de 900 litros de efluentes.

+ O que diz a Lei sobre saneamento básico?

Com o advento da Lei nº 11.445/07, foi cunhado o conceito de saneamento básico como o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais urbanas.

+ Quais leis regulamentam sobre saneamento básico no Brasil?

Os serviços públicos de saneamento básico na Lei 11.445/2007, alterados pela Lei 14.026/2020. Em 5 de janeiro de 2007, foi publicada a Lei 11.445, que regulamenta os serviços de saneamento básico.

+ Qual a Lei do novo marco do Saneamento?

Marco Regulatório do Saneamento Com a aprovação da Lei nº 14.026/2020, que atualiza o marco legal do saneamento básico, a relação regulatória entre a ANA e o setor de saneamento atingirá um novo patamar, já que a Agência Nacional de Águas e Saneamento passará a editar normas de referência.

+ De quem é a responsabilidade da fiscalização de saneamento básico?

Segundo a Agência Brasil, a iniciativa privada é responsável pelo saneamento básico em apenas 6% dos municípios brasileiros, enquanto nos outros 94%, este serviço é realizado por companhias estaduais ou municipais, com a ajuda do governo federal.

+ Qual a perda total de água por dia?

Pautando-se em dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico, o estudo também mostra que, em 2018, a média de água potável no Brasil foi de 38,45% do total disponibilizado. Isso significou, no ano, perda de 6,5 bilhões de m³ de água, o equivalente a 7,1 mil piscinas olímpicas por dia.

+ O que são perdas de água?

Perda de água é o desperdício não intencional de água potável que ocorre de diversas maneiras em um sistema de abastecimento. Essas sociedades financeiras, uma vez que significam o desperdício de uma grande quantidade de produtos seriados pela população.

+ Como reduzir a perda de água?

É necessário, portanto, pensar em soluções, tais como: gerenciamento de espécies, monitoramento de programas de perda, campanhas educativas para acabar com os gatos de água e o consumo clandestino, etc.

+ Como configurar diferentes faixas de pressão via USB?

Os transmissores de pressão relativa série NP640 ou NP620 da NOVUS são configuráveis e recalibráveis pelo usuário. Apresentam uma ampla gama de faixas de calibração, bem como, a possibilidade de configurar a faixa de transmissão em até 1/3 do fundo de escala. Esta configuração é realizada através do software configurador TxConfig ll (via interface TxConfig-DIN43650)

+ Como configurar faixa de pressão via HART?

TxConfig-HRT é a interface Universal de configuração da NOVUS, para transmissores com protocolo HART. É compatível com o transmissor NP860-HRT, o que torna o seu procedimento de configuração e calibração extremamente rápido e simples.

+ O que é perfil de consumo em saneamento?

O perfil de consumo está relacionado às características, padrões e princípios de um determinado grupo de clientes. Trata-se de um conjunto de especificações que podem definir os parâmetros sobre variação de consumo.

+ Diferenciais dos medidores de pressão NOVUS?

Suas propriedades técnicas de medição continuam robustas com a alteração da faixa.

+ O que é ponto crítico em saneamento?

O controle da pressão através do monitoramento do ponto de menor pressão (ponto crítico) permite manter o abastecimento com uma pressão mínima, reduzindo o volume perdido e também o consumo de energia elétrica, quando instalado numa estação elevatória de água, proporcionando significativa redução de despesas operacionais, com a preocupação primordial de manter todos os clientes abastecidos.

+ O que é uma elevatória de esgoto?

Uma solução completa para o manejo de esgoto em construções abaixo ou distante da rede de esgoto público. Instalado no piso ou enterrado, o conjunto inclui uma ou bombas trituradoras de alto rendimento, um tanque à prova de lançamentos, e um dispositivo para acionamento automático.

+ Qual a função de uma estação elevatória de esgoto?

A Estação Elevatória Esgoto, também conhecida como EEE é um equipamento que tem o objetivo de atravessar uma estação de efluentes sanitários submersíveis, até a rede de coleta de esgoto ou até a rede de tratamento de Esgoto.

+ Quais os motivos para a instalação de estações elevatórias de esgoto?

Nossa estação elevatória de esgoto tem como bombeamento de efluentes líquidos e sólidos através de recalque submersíveis ou autoescorvantes para os locais onde possa continuar fluindo por gravidade na rede coletora com toda a segurança e qualidade.

+ Como funciona o sistema de coleta de esgoto?

Como a coleta de esgoto do imóvel, a água ser utilizada, passa pelos encantamentos internos e/funciona dentro de dentro. Depois, até as ruas onde se encontram como redes coletoras.

+ O que é uma Eee?

Também conhecido como EEEs, como estações elevatórias de esgoto são de tratamento de esgoto que as unidades contam com bombas hidráulicas e tanques que aumentam a pressão do líquido em um sistema de captação ou distribuição de água limpa ou proveniente de efluentes e esgotos.

+ Como funciona uma ETE industrial?

O tratamento de efluentes industriais de acordo com as características físicas, naturais e biológicas, conforme dos poluentes a serem removidos e/ou das operações unitárias utilizadas para o tratamento. O processo ideal é indicado de acordo com a carga poluidora e presença de contaminantes.

+ Para que serve o Monitoramento Remoto de Equipamentos com conexão à Nuvem para Gerenciamento de Água e Esgoto?

Servem como soluções completas com arquitetura centralizada ou distribuída para oferecer operações estáveis. Desde as barragens, durante as etapas de tratamento de água, distribuição e transmissão de água até as fábricas e comunidades, são necessários sistemas confiáveis para monitorar e controlar o processo de abastecimento de água em tempo real.

+ Qual é a relação entre saneamento básico e qualidade de vida?

O termo saneamento básico define um conjunto de procedimentos adotados por um governo com o objetivo de proporcionar uma situação higiênica e saudável para sua população urbana e rural. Com estas medidas é possível garantir a qualidade de vida e a promoção da saúde, evitando assim a proliferação de doenças.

+ Qual é o significado da palavra saneamento?

Saneamento é o conjunto de medidas que visa preservar ou modificar as condições do meio ambiente com a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde, melhorar a qualidade de vida da população e à produtividade do indivíduo e facilitar a atividade econômica.

Notícias Relacionadas

Mais notícias

Compartilhar: