Notícias

» » Case: Com A Modenização De Fornos, Empresa De Revestimentos Cerâmicos Diminui O Consumo De Gás Em Quase 50%

28/03/2019

Case: Com a modenização de fornos, empresa de revestimentos cerâmicos diminui o consumo de gás em quase 50%

O Brasil é o segundo maior produtor e consumidor - e quarto maior exportador - de revestimentos cerâmicos no mundo. Nessa indústria, o gás natural é a principal fonte de geração de energia dos fornos, e também um dos itens que tem maior participação sobre o custo do produto acabado. Uma empresa produtora de revestimentos cerâmicos localizada em São Paulo – estado que concentra 60% do setor – estava em processo de modernização do seu forno principal. Com isso, a empresa pretendia desativar dois fornos menores e reduzir seu consumo de gás, cuja conta estava próxima a R$ 400 mil por mês. Atualizado, o forno maior deveria ser capaz de suprir todos os requisitos de produção da empresa, além de controlar 38 malhas de aquecimento.

 

O controle da alimentação de gás nos queimadores do forno maior era feito por um equipamento que já estava obsoleto e precisava ser atualizado. O N2000s, controlador PID específico para atuação em válvulas servomotorizadas, surgiu como solução ideal para o problema.

 

Era necessário também um dispositivo para conectar os controladores com o software supervisório. Para esta finalidade, a opção escolhida foi o DigiGate, que age como um gateway para a interconexão entre uma rede Profibus e uma rede Modbus RTU.  A escolha do DigiGate permitiu que os controladores N2000s se comunicassem com um sistema de supervisão e aquisição de dados através do protocolo PROFIBUS-DP,  indicando o estado de funcionamento de cada controlador, além de registrar as informações da aplicação em um servidor de dados.

 

 

 

Com a modernização do forno principal, se tornou possível à empresa fabricar mais de um tipo de revestimento cerâmico na mesma linha, baixando custos de produção.  Com a desativação dos dois fornos menores, ainda, o consumo de gás caiu pela metade. O consultor de vendas da NOVUS envolvido na negociação com a empresa de revestimentos, Gabriel Dallacqua, ressalta que a reformulação de processos é uma necessidade das empresas, principalmente em tempos de crise. Para tanto, destaca o consultor, elas optam por integradores de sistema que passam confiança e segurança, além de oferecerem soluções de qualidade. Todas essas características, somadas ao oferecimento de produtos exclusivos para o segmento, foram os diferenciais que fizeram com que a empresa adotasse a solução da NOVUS e tenha alcançado a modernização do seu forno principal e consequente economia desejada.

 

 

Mais notícias

NOVUS apresenta na FIEE lançamentos com destaque em conectividade

18/06/2019

De 23 a 26 de julho, a NOVUS apresenta na feira seus principais lançamentos de 2019 voltados para a indústria 4.0 e alinhados com tendências mundiais na automação industrial.

Artigo: Fatos e mitos sobre Sistemas em Nuvem

17/06/2019

As tecnologias de computação em nuvem já são uma realidade consolidada no mercado. Entretanto, muitas pessoas ainda impõem diversos obstáculos para incorporar a nuvem em processos dentro da sua empresa, embora a utilizem no seu cotidiano. O objetivo deste artigo é elucidar fatos e mitos em relação a essa tecnologia e facilitar a decisão entre implantar ou não sistemas de supervisão em nuvem na sua empresa.

Novos CLPs alinham eficiência, design e competitividade

11/06/2019

Tanto o X2 quanto o X5 possuem IHM e I/O integrados, ampla conectividade e perfis slim. Conheça os detalhes dos produtos e descubra qual é o mais adequado para as necessidades de sua aplicação.

NOVUS lança software validável para configuração e coleta de dados

07/06/2019

O NXperience Trust atende aos requisitos técnicos da ANVISA e FDA 21 CFR Parte 11 para validação de sistemas computadorizados, sendo um software confiável para quem precisa monitorar variáveis e busca um sistema simples e intuitivo, com recursos para análise e visualização dos dados, autenticação de usuários e segurança da informação.

Artigo: Arduino na indústria, será que essa moda pega?

29/05/2019

O uso do Arduino permite programar sistemas complexos de forma fácil e intuitiva. Até mesmo algumas escolas adotam esta plataforma open source barata e funcional como parte de seus currículos, e o número de códigos desenvolvidos para Arduino é uma prova do seu sucesso e aceitação no mundo inteiro. Mas e na indústria? É possível unir as facilidades do Arduino com a robustez necessária para equipamentos industriais, alcançando assim mais eficiência e qualidade?

Aviso de Privacidade Global NOVUS

A NOVUS tem o compromisso de proteger a privacidade e a segurança de suas informações pessoais. As informações que você compartilha com a NOVUS nos permite proporcionar uma melhor experiência quando você usa nossos produtos e serviços. Garantimos a total privacidade aos seus dados, usados exclusivamente para comunicações entre a NOVUS e você.

Neste comunicado afirmamos:

  1. A NOVUS não vende ou negocia informações de clientes;
  2. Seus dados ficam armazenados em ambiente seguro e controlado;
  3. Usamos seus dados apenas para comunicações de seu interesse;
  4. A qualquer momento você pode optar por sair da lista de comunicados;

Por favor, consulte nossa Política de Privacidade completa.

Após ler nossa Política de Privacidade, escolha a opção abaixo: