Notícias

» » Case: Monitorando Umidade E Temperatura Em Ambiente Farmacêutico Com Sistema Validável

05/09/2018

Case: Monitorando umidade e temperatura em ambiente farmacêutico com sistema validável

Quando tratamos de saúde, todo cuidado é fundamental: alterações físicas ou químicas de medicamentos podem ter resultados que podem inclusive resultar na perda de sua eficácia. Daí surge a importância do controle rigoroso e adequado de temperatura e umidade em ambientes da indústria farmacêutica, como laboratórios e salas limpas. Uma empresa do segmento, localizada em Barueri, grande São Paulo, apresentou para a NOVUS o desafio de implementar um sistema de monitoramento nas suas novas instalações, sem ocasionar mudanças na infraestrutura. O objetivo principal da empresa era obter a liberação do laboratório junto aos órgãos regulamentadores para a produção das fórmulas, de forma que o sistema montado deveria  ser validável.

 

Existem regras, como a RDC 17/2010, da ANVISA, e a FDA21 CFR Parte 11, que  dispõem sobre as boas práticas e fabricação de medicamentos. Entre as obrigações está o monitoramento de temperatura ambiente e umidade relativa em sistema de registro em ambientes de armazenamento e manipulação de fármacos e imunológicos, considerando os requisitos de cada tipo de produto. Os dados coletados e registrados devem ser mantidos por até cinco anos e estar disponíveis para consulta. Com estas informações registradas, é possível rastrear lotes dos produtos manipulados pelo laboratório, assegurando assim a garantia da qualidade do fabricante.

 

Para a situação do laboratório de Barueri, a NOVUS surgiu com uma solução turn key que poderia preencher todas as necessidades do cliente: montar sistema de monitoramento remoto, sem modificar a estrutura, com produtos que garantissem a leitura e armazenamento de dados de forma confiável e segura.  O fato de apenas um fornecedor – a NOVUS – oferecer toda a solução foi um ponto essencial para que a empresa fechasse o contrato, uma vez que compraria não apenas os produtos, mas ainda a instalação, calibração e validação do sistema. A NOVUS ser fabricante de soluções traz muita confiabilidade para o cliente, principalmente por saber a quem recorrer no caso de adaptações de projeto ou reparos.

 

O projeto instalado no laboratório de Barueri é formado por quatro painéis de aquisição de dados, compostos por FieldLoggers – módulo de leitura e registro de variáveis, de alto desempenho, grande resolução e velocidade – e AirGates Modbus, que atuam como interface de ligação entre uma rede com protocolo Modbus RTU sobre RS485 e uma rede sem fio com protocolo proprietário sobre IEEE 802.15.4. Além disso, o projeto possui quatro painéis repetidores, também equipados com AirGate Modbus.

 

Mas o grande destaque da instalação fica por conta dos 84 RHT-Air. Solução totalmente sem fio para medição de temperatura e umidade em longas distâncias, o RHT-Air permite a configuração e leitura dos parâmetros através da rede wireless,  sobre IEEE 802.15.4,  em até 1 km, trazendo praticidade e eficiência para a aplicação. Por funcionar sem a necessidade de cabos e fios, possui uma instalação simplificada, sem a necessidade de mudanças na estrutura do prédio, sendo assim a opção ideal para o laboratório de Barueri. Caso exista a necessidade de ampliação da rede de telemetria, bastará fixar o novo sensor onde necessário e configurá-lo à distância! Finalmente, o RHT-Air opera em uma rede wireless própria, sem a necessidade de utilizar a estrutura de TI da empresa, permitindo sua operação stand alone. 

 

Uma vez que o sistema é validado dentro das normas, a aplicação já terá o pay-back caso passe na primeira auditoria. A principal razão de o cliente ter escolhido a NOVUS foi pela possiblidade de obter tudo que necessitava de um mesmo fornecedor, reunindo todos os aspectos necessários para a implantação do sistema inclusive pela facilidade de implementação, pela tecnologia wireless e flexibilidade da solução em expandir. Além disso, a capacidade da NOVUS para negociar condições exigidas e o know how da empresa no segmento da saúde foram fundamentais na escolha.

Mais notícias

Artigo: IoT - sensores que facilitam a vida

02/05/2019

A Internet das Coisas já é uma realidade e está presente em situações corriqueiras do cotidiano, graças a presença de diversos tipos de sensores. Neste artigo, escrito pelo assistente de suporte da NOVUS Leonardo Cabral, são listados alguns exemplos de como a tecnologia facilita a vida dos usuários e nem mesmo percebemos.

Vigésima participação em Hannover confirma crescimento na Europa

11/04/2019

“Recebemos distribuidores que nos visitaram porque seus clientes pedem produtos da marca NOVUS. Isso mostra que o nome da empresa já está mais estabelecido e que os clientes têm considerado nossos produtos em seus projetos, entendendo a qualidade do que fabricamos”, contou Valério Galeazzi, diretor de mercado europeu.

Conheça o N1030, o controlador que cabe no seu bolso

04/04/2019

Com apenas 35mm de profundidade, o N1030 alia alto desempenho com uma excelente relação custo x benefício.

Case: Com a modenização de fornos, empresa de revestimentos cerâmicos diminui o consumo de gás em quase 50%

28/03/2019

Uma empresa produtora de revestimentos cerâmicos localizada em São Paulo conseguiu reduzir seu consumo de gás – cuja conta estava próxima a R$ 400 mil – ao modernizar um forno e desativar outros dois menores. Para controlar a alimentação nos queimadores, equipamentos obsoletos foram substituídos pelo N2000s, controlador PID específico para atuação em válvulas servomotorizadas.

Artigo: O protocolo HART

25/03/2019

A comunicação com maquinário e instrumentos para controle e medição é a base da automação industrial. A técnica de comunicação antiga implementada é a do loop de corrente 4 mA a 20 mA. No entanto, um único loop permite apenas uma comunicação unidirecional de um sensor para um atuador. O protocolo HART ™ (Highway Addressable Remote Transducer) foi desenvolvido em meados da década de 1980 para permitir a comunicação bidirecional de informações adicionais - além das variáveis normais do processo - entre dispositivos de campo inteligentes.

Aviso de Privacidade Global NOVUS

A NOVUS tem o compromisso de proteger a privacidade e a segurança de suas informações pessoais. As informações que você compartilha com a NOVUS nos permite proporcionar uma melhor experiência quando você usa nossos produtos e serviços. Garantimos a total privacidade aos seus dados, usados exclusivamente para comunicações entre a NOVUS e você.

Neste comunicado afirmamos:

  1. A NOVUS não vende ou negocia informações de clientes;
  2. Seus dados ficam armazenados em ambiente seguro e controlado;
  3. Usamos seus dados apenas para comunicações de seu interesse;
  4. A qualquer momento você pode optar por sair da lista de comunicados;

Por favor, consulte nossa Política de Privacidade completa.

Após ler nossa Política de Privacidade, escolha a opção abaixo: