Notícias

Home » Notícias » Case de Sucesso: Empresa de Saneamento Reduz Custos de Manutenção Com Equipamento Novus

12/08/2019

Case de Sucesso: Empresa de saneamento reduz custos de manutenção com equipamento NOVUS


O registrador de dados Fieldlogger foi a solução escolhida para medir temperatura e vibração de bombas de elevação nas estações de tratamento de esgoto da companhia, localizada em São Paulo. Com o monitoramento adequado, é possível prevenir problemas e economizar na manutenção dos motores.

O saneamento básico – um conjunto de serviços, infraestruturas e instalações de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, manejo de resíduos e drenagem de águas pluviais - é reconhecido pela ONU como um direito humano, e a sua ausência ou  ineficiência favorece a transmissão de doenças infecciosas tais como cólera, hepatite e febre tifoide.

 

Com o crescimento das cidades e o aumento da poluição, o tratamento de esgotos, ou seja, a transformação da água contaminada procedente de residências, indústria e comércio em água limpa para ser devolvida ao meio ambiente, precisa ser cada vez mais abrangente e dinâmico, e é nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs ) que o processo acontece.

 

Existem diversos tipos de tratamentos possíveis, e o método a ser utilizado depende das características físicas, químicas e biológicas da água. Inicialmente, o esgoto vai atravessar grades, que retêm sólidos maiores que possam estar na água, até decantadores e tanques de aeração. Durante todo esse trajeto, bombas de elevação precisam trabalhar para que os efluentes passem pelo encanamento da ETE. Como o esgoto, justamente por conta dos resíduos, costuma ser “pesado”, as bombas precisam ser muito potentes. No caso de falhas ou sobrecargas, existe o risco de entupimentos do sistema, o que pode inclusive ocasionar alagamentos e retorno dos resíduos pela tubulação dos clientes.

 

Uma grande companhia de saneamento de São Paulo conta com soluções da NOVUS para garantir o perfeito funcionamento nas ETEs e assim evitar problemas no seu sistema e para os consumidores. Utilizando o FieldLogger, é possível monitorar as temperatura nos estatores das bombas de elevação. Além disso, este módulo de leitura e registro é capaz de monitorar também a vibração, de forma que qualquer alteração é detectada. Essas variáveis são importantes no tratamento de esgoto, pois um aumento de temperatura pode indicar sobrecarga no funcionamento. Além disso, há resíduos que podem passar e não travar o motor, mas afetam os padrões de funcionamento e danificam a bomba.

 

O FieldLogger possui oito entradas analógicas e oito entradas digitais individualmente configuráveis como entrada ou saída. No caso do equipamento instalado para medir as variáveis da bomba na ETE, uma das saídas está configurada para emitir um alarme para o painel da estação no caso de alguma ocorrência, de forma que é possível parar o bombeamento e resolver qualquer problema. É um equipamento de grande resolução e velocidade, com alta conectividade, sem deixar de ser fácil de configurar e operar.

 

As bombas de elevação da ETE onde os FieldLoggers foram instalados são equipamentos de alta potência e alto custo, ou seja, troca-las é bastante oneroso e a manutenção periódica é extremamente importante. Com o registrador de dados da NOVUS, é possível evitar danos e agir mais rápido no caso de algum imprevisto, fazendo com que a empresa preste um serviço melhor à população e economize na troca de equipamentos.

 

Gostou do case? Clique aqui para fazer o download em PDF!

Produtos Relacionados

Compartilhar:

Mais notícias

20/03/2024

Dispositivos conectados em Hannover

Use o código para entrada gratuita

20/02/2024

Dos nossos especialistas para o mundo

Desenvolva suas habilidades com a equipe técnica da NOVUS

30/01/2024

Tecnologia para o setor de energia na Distributech 2024, nos Estados Unidos

A NOVUS Automation é um participante importante da Distributech 2024.

21/12/2023

A NOVUS é investidora estratégica da Sensify

A NOVUS tem o orgulho de anunciar que investiu na startup Sensify, que acaba de fechar rodada de captação de recursos com investidores estratégicos.

14/11/2023

Programe-se: prazos para 2023 e férias coletivas da NOVUS

Veja as datas limite para pedidos e período de férias

Assine nossa newsletter
Fique por dentro do acontece na NOVUS!