Casos de Sucesso

» » » Conforto Térmico Em Ambientes Coletivos

29/08/2013

Conforto térmico em ambientes coletivos

Responsáveis por boa parte do consumo de energia de edifícios, os sistemas de climatização oferecem aos usuários uma temperatura satisfatória. Ainda assim, pesquisas revelam que enquanto algumas pessoas sentem frio, outras sentem calor, causando desconforto. Pensando numa forma de garantir conforto térmico aos usuários e diminuir o consumo do sistema de climatização, a NOVUS desenvolve soluções para aplicar em ambientes coletivos.

Fraquezas do sistema
Em edifícios comerciais é comum a instalação de um sistema à base de água fria, os Chillers, com potência suficiente para condicionar o ar por toda a edificação. A circulação do ar por dentro das tubulações é feita por ventiladores e a transferência do frio da água gelada para o ar circulante é feita nas múltiplas unidades Fan Coil distribuídas nos ambientes da edificação.

Sem controle individualizado em cada Fan Coil, há um desequilíbrio térmico na edificação, resultando em calor nas áreas com mais pessoas e equipamentos e frio nas áreas de menor concentração de calor. Na tentativa de satisfazer o grupo de pessoas mais insatisfeito, muitas vezes o sistema é desligado ou colocado em nível maior de refrigeração, agravando o problema de desconforto para o outro grupo.

Setores individualmente climatizados
Buscando melhorar a eficiência energética destes sistemas e o conforto térmico nestes ambientes, a solução encontrada é a divisão do ambiente em setores de acordo com a quantidade de Fan Coils (ventiladores insufladores) distribuídos no local. Esta solução tem como objetivo buscar uma forma de atender especificamente as necessidades de grupos menores de usuários com temperatura estipulada para cada setor. Para isto é necessária a monitoração e controle constantes de temperatura pelo sistema de climatização, obtendo as informações dos parâmetros a fim de encontrar a forma correta de controlar a temperatura nestes espaços.

Aplicando a solução
A NOVUS propõe a solução através da integração de vários de seus produtos de automação. Para monitorar a temperatura em cada setor, o transmissor de temperatura e umidade RHT-Air é o equipamento ideal. Além de incorporar sensores de alta precisão, este equipamento transmite as informações do ambiente de forma “sem fio” (wireless) em conjunto com o AirGate-Modbus, facilitando o processo de configuração e de instalação.

Essas informações são então coletadas por um Controlador Lógico Programável, capaz de tomar as decisões para o comando dos Fan Coils do ambiente de acordo os parâmetros de controle estabelecidos.

Neste caso, a aplicação desenvolvida pela NOVUS é baseada em controladores da Família XL com IHM touch-screen incorporadas, portas USB e Ethernet, o que permite entre outros recursos, o envio de e-mails e a comunicação com Software Supervisórios.

Grandes sistemas de climatização são responsáveis por até 60% do consumo de energia elétrica da edificação. Pela inclusão de Inversores de Frequência nos ventiladores dos Fan Coils é possível minimizar oscilações de temperatura e ainda reduzir o consumo de energia destes sistemas.

Supervisão aprimorada
Em locais que requerem a rastreabilidade mais rígido da temperatura e da umidade ambientes a aplicação de um sistema de supervisão de processos (SCADA) se faz necessária. Ele possibilita uma visão mais abrangente e amigável das informações coletadas CLP de forma a facilitar o gerenciamento do sistema de climatização, em função da otimização de setores e equipamentos durante o período de operação.

A NOVUS oferece o SuperView, sistema de supervisão que fornece relatórios e gráficos que ajudam na tomada de providência para sanar falhas no sistema de climatização. Flexível e fácil de ser operado, o usuário pode acessá-lo via Smartphones e Tablets com sistema ANDROID, contando com uma interface de fácil utilização.

Para mais informações sobre esta e outras aplicações NOVUS, entre em contato com nosso Departamento de Aplicações através do e-mail projetos@novus.com.br ou acesse a seção "Serviços" em nosso site.

Mais notícias

Artigo: IoT - sensores que facilitam a vida

02/05/2019

A Internet das Coisas já é uma realidade e está presente em situações corriqueiras do cotidiano, graças a presença de diversos tipos de sensores. Neste artigo, escrito pelo assistente de suporte da NOVUS Leonardo Cabral, são listados alguns exemplos de como a tecnologia facilita a vida dos usuários e nem mesmo percebemos.

Vigésima participação em Hannover confirma crescimento na Europa

11/04/2019

“Recebemos distribuidores que nos visitaram porque seus clientes pedem produtos da marca NOVUS. Isso mostra que o nome da empresa já está mais estabelecido e que os clientes têm considerado nossos produtos em seus projetos, entendendo a qualidade do que fabricamos”, contou Valério Galeazzi, diretor de mercado europeu.

Conheça o N1030, o controlador que cabe no seu bolso

04/04/2019

Com apenas 35mm de profundidade, o N1030 alia alto desempenho com uma excelente relação custo x benefício.

Case: Com a modenização de fornos, empresa de revestimentos cerâmicos diminui o consumo de gás em quase 50%

28/03/2019

Uma empresa produtora de revestimentos cerâmicos localizada em São Paulo conseguiu reduzir seu consumo de gás – cuja conta estava próxima a R$ 400 mil – ao modernizar um forno e desativar outros dois menores. Para controlar a alimentação nos queimadores, equipamentos obsoletos foram substituídos pelo N2000s, controlador PID específico para atuação em válvulas servomotorizadas.

Artigo: O protocolo HART

25/03/2019

A comunicação com maquinário e instrumentos para controle e medição é a base da automação industrial. A técnica de comunicação antiga implementada é a do loop de corrente 4 mA a 20 mA. No entanto, um único loop permite apenas uma comunicação unidirecional de um sensor para um atuador. O protocolo HART ™ (Highway Addressable Remote Transducer) foi desenvolvido em meados da década de 1980 para permitir a comunicação bidirecional de informações adicionais - além das variáveis normais do processo - entre dispositivos de campo inteligentes.

Aviso de Privacidade Global NOVUS

A NOVUS tem o compromisso de proteger a privacidade e a segurança de suas informações pessoais. As informações que você compartilha com a NOVUS nos permite proporcionar uma melhor experiência quando você usa nossos produtos e serviços. Garantimos a total privacidade aos seus dados, usados exclusivamente para comunicações entre a NOVUS e você.

Neste comunicado afirmamos:

  1. A NOVUS não vende ou negocia informações de clientes;
  2. Seus dados ficam armazenados em ambiente seguro e controlado;
  3. Usamos seus dados apenas para comunicações de seu interesse;
  4. A qualquer momento você pode optar por sair da lista de comunicados;

Por favor, consulte nossa Política de Privacidade completa.

Após ler nossa Política de Privacidade, escolha a opção abaixo: