Casos de Sucesso

» » » Monitoramento De Produção Para Máquinas Injetoras

04/02/2013

Monitoramento de produção para Máquinas Injetoras

Nos dias atuais as empresas procuram cada vez mais aumentar a produtividade de seus processos. Para zelar e garantir essa produtividade o gestor necessita de informações precisas e atualizadas. Pensando nisso a representante da NOVUS no sul de Minas Gerais, ABS Sistemas Automação Ltda desenvolveu um sistema para monitoramento de máquinas injetoras de plástico, o qual visa controlar e monitorar as atividades do operador durante o período de trabalho na máquina. As máquinas injetoras trabalham em um processo cíclico automático no qual a maioria das peças produzidas necessita de um operador nos momentos de carga e descarga. A cada peça produzida é necessário que a porta da injetora seja aberta, a peça pronta retirada e logo em seguida a porta seja fechada novamente para reiniciar um novo ciclo.

Essa sequência se repete de forma ininterrupta durante o período de produção. A produtividade da máquina está intimamente ligada à velocidade do operador em executar essas tarefas de carga e descarga. Se ele é lento a produtividade cai, mas o gestor não vai saber o motivo, pois podem ser alegados problemas de manutenção ou demora no momento do “setup” de um novo molde. Diante deste problema foi proposto um sistema de monitoramento utilizando o registrador eletrônico FieldLogger da NOVUS.

Este equipamento permite a supervisão em tempo real e também o armazenamento de dados a cada 2 minutos para emissão de relatórios de estado de todas as máquinas instaladas na planta. Os dados armazenados informam em qual dos quatro estados possíveis a máquina está em cada intervalo de registro: PARADA, EM MANUTENÇÃO, PRODUÇÃO MOLDE ABERTO ou PRODUÇÃO MOLDE FECHADO. Os dados podem então ser acessados facilmente por diversas ferramentas como um software de supervisão de mercado (SCADA) ou então exportadas para processamento por planilhas e ferramentas de dados utilizadas pelo departamento de TI da própria empresa cliente. Ressaltam-se aqui as múltiplas conexões possíveis no FieldLogger como a porta Ethernet, a porta USB ou a porta serial RS485. Aliando-se essa última a um AirGate-Modbus da NOVUS o cliente ganha a facilidade de nem precisar passar cabos para trazer os dados a um computador!

Ao final do processo, com os dados disponíveis o responsável consegue filtrar informações como: o tempo total de produção por período, o tempo de produção médio por peça, o tempo de parada da máquina e também o tempo de troca de molde. Estas melhorias permitem ao gestor obter dados mais precisos sobre o tempo de cada processo e o mais importante: um aumento na produção diária em torno de 20 a 30 %. Para saber mais sobre a empresa ABS Automação, acesse o site www.absautomacao.com. Para mais informações sobre esta e outras aplicações NOVUS, entre em contato com nosso Departamento de Aplicações através do e-mail projetos@novus.com.br.



Produtos Relacionados

Mais notícias

Artigo: IoT - sensores que facilitam a vida

02/05/2019

A Internet das Coisas já é uma realidade e está presente em situações corriqueiras do cotidiano, graças a presença de diversos tipos de sensores. Neste artigo, escrito pelo assistente de suporte da NOVUS Leonardo Cabral, são listados alguns exemplos de como a tecnologia facilita a vida dos usuários e nem mesmo percebemos.

Vigésima participação em Hannover confirma crescimento na Europa

11/04/2019

“Recebemos distribuidores que nos visitaram porque seus clientes pedem produtos da marca NOVUS. Isso mostra que o nome da empresa já está mais estabelecido e que os clientes têm considerado nossos produtos em seus projetos, entendendo a qualidade do que fabricamos”, contou Valério Galeazzi, diretor de mercado europeu.

Conheça o N1030, o controlador que cabe no seu bolso

04/04/2019

Com apenas 35mm de profundidade, o N1030 alia alto desempenho com uma excelente relação custo x benefício.

Case: Com a modenização de fornos, empresa de revestimentos cerâmicos diminui o consumo de gás em quase 50%

28/03/2019

Uma empresa produtora de revestimentos cerâmicos localizada em São Paulo conseguiu reduzir seu consumo de gás – cuja conta estava próxima a R$ 400 mil – ao modernizar um forno e desativar outros dois menores. Para controlar a alimentação nos queimadores, equipamentos obsoletos foram substituídos pelo N2000s, controlador PID específico para atuação em válvulas servomotorizadas.

Artigo: O protocolo HART

25/03/2019

A comunicação com maquinário e instrumentos para controle e medição é a base da automação industrial. A técnica de comunicação antiga implementada é a do loop de corrente 4 mA a 20 mA. No entanto, um único loop permite apenas uma comunicação unidirecional de um sensor para um atuador. O protocolo HART ™ (Highway Addressable Remote Transducer) foi desenvolvido em meados da década de 1980 para permitir a comunicação bidirecional de informações adicionais - além das variáveis normais do processo - entre dispositivos de campo inteligentes.

Aviso de Privacidade Global NOVUS

A NOVUS tem o compromisso de proteger a privacidade e a segurança de suas informações pessoais. As informações que você compartilha com a NOVUS nos permite proporcionar uma melhor experiência quando você usa nossos produtos e serviços. Garantimos a total privacidade aos seus dados, usados exclusivamente para comunicações entre a NOVUS e você.

Neste comunicado afirmamos:

  1. A NOVUS não vende ou negocia informações de clientes;
  2. Seus dados ficam armazenados em ambiente seguro e controlado;
  3. Usamos seus dados apenas para comunicações de seu interesse;
  4. A qualquer momento você pode optar por sair da lista de comunicados;

Por favor, consulte nossa Política de Privacidade completa.

Após ler nossa Política de Privacidade, escolha a opção abaixo: