Casos de Sucesso

Home » Notícias » Casos de Sucesso » Autoclave Para Produção de Peças de Aviões

25/11/2014

Autoclave para produção de peças de aviões


Nos últimos tempos a indústria aeroespacial brasileira teve um sensível crescimento e tem atingido um notável sucesso internacional. A maior parte das peças de aviões e helicópteros hoje em dia são fabricadas a partir de compostos de fibra de carbono que são “curadas” em autoclaves.

 

Nos últimos tempos a indústria aeroespacial brasileira teve um sensível crescimento e tem atingido um notável sucesso internacional.

A maior parte das peças de aviões e helicópteros hoje em dia são fabricadas a partir de compostos de fibra de carbono que são “curadas” em autoclaves.

Essas autoclaves são grandes vasos de pressão onde as peças são inseridas e submetidas a pressões e temperaturas precisamente controladas em rampas e patamares estabelecidos.

A NOVUS já desenvolveu vários projetos desse tipo para autoclaves nas quais são inseridos CLP's com IHM incorporada da Família XL, que controlam até 60 temperaturas e 30 pressões  simultaneamente. Para receber tantos pontos analógicos utilizamos diversos Registradores Eletrônicos FieldLogger como remotas através da porta de comunicação serial em MODBUS. Essa arquitetura dota o sistema da capacidade de manter um backup das últimas leituras na memória dos FieldLoggers em caso de ocorrência de alguma falha no CLP.

Outra característica a ser destacada é a lógica de HALT no controle dos setpoints. Essa técnica consiste em “segurar” a subida da rampa do setpoints gerado pelo CLP quando uma das temperaturas monitoradas fica abaixo das restantes de forma que todas as peças e suas partes se aqueçam de forma homogênea.

Além de todo o controle do ciclo de cura das peças o sistema executado pela NOVUS ainda faz todo o registro dos dados através de um software de supervisão para que os clientes tenham uma comprovação da qualidade do ciclo de produção, garantindo que as peças suportarão todas as condições adversas a que serão submetidas.

 

Produtos Relacionados

Compartilhar:

Mais notícias

20/03/2024

Dispositivos conectados em Hannover

Use o código para entrada gratuita

20/02/2024

Dos nossos especialistas para o mundo

Desenvolva suas habilidades com a equipe técnica da NOVUS

30/01/2024

Tecnologia para o setor de energia na Distributech 2024, nos Estados Unidos

A NOVUS Automation é um participante importante da Distributech 2024.

21/12/2023

A NOVUS é investidora estratégica da Sensify

A NOVUS tem o orgulho de anunciar que investiu na startup Sensify, que acaba de fechar rodada de captação de recursos com investidores estratégicos.

14/11/2023

Programe-se: prazos para 2023 e férias coletivas da NOVUS

Veja as datas limite para pedidos e período de férias

Assine nossa newsletter
Fique por dentro do acontece na NOVUS!