Casos de Sucesso

» » » Autoclave Para Produção De Peças De Aviões

25/11/2014

Autoclave para produção de peças de aviões

 

Nos últimos tempos a indústria aeroespacial brasileira teve um sensível crescimento e tem atingido um notável sucesso internacional.

A maior parte das peças de aviões e helicópteros hoje em dia são fabricadas a partir de compostos de fibra de carbono que são “curadas” em autoclaves.

Essas autoclaves são grandes vasos de pressão onde as peças são inseridas e submetidas a pressões e temperaturas precisamente controladas em rampas e patamares estabelecidos.

A NOVUS já desenvolveu vários projetos desse tipo para autoclaves nas quais são inseridos CLP's com IHM incorporada da Família XL, que controlam até 60 temperaturas e 30 pressões  simultaneamente. Para receber tantos pontos analógicos utilizamos diversos Registradores Eletrônicos FieldLogger como remotas através da porta de comunicação serial em MODBUS. Essa arquitetura dota o sistema da capacidade de manter um backup das últimas leituras na memória dos FieldLoggers em caso de ocorrência de alguma falha no CLP.

Outra característica a ser destacada é a lógica de HALT no controle dos setpoints. Essa técnica consiste em “segurar” a subida da rampa do setpoints gerado pelo CLP quando uma das temperaturas monitoradas fica abaixo das restantes de forma que todas as peças e suas partes se aqueçam de forma homogênea.

Além de todo o controle do ciclo de cura das peças o sistema executado pela NOVUS ainda faz todo o registro dos dados através de um software de supervisão para que os clientes tenham uma comprovação da qualidade do ciclo de produção, garantindo que as peças suportarão todas as condições adversas a que serão submetidas.

 

Produtos Relacionados

Mais notícias

Artigo: IoT - sensores que facilitam a vida

02/05/2019

A Internet das Coisas já é uma realidade e está presente em situações corriqueiras do cotidiano, graças a presença de diversos tipos de sensores. Neste artigo, escrito pelo assistente de suporte da NOVUS Leonardo Cabral, são listados alguns exemplos de como a tecnologia facilita a vida dos usuários e nem mesmo percebemos.

Vigésima participação em Hannover confirma crescimento na Europa

11/04/2019

“Recebemos distribuidores que nos visitaram porque seus clientes pedem produtos da marca NOVUS. Isso mostra que o nome da empresa já está mais estabelecido e que os clientes têm considerado nossos produtos em seus projetos, entendendo a qualidade do que fabricamos”, contou Valério Galeazzi, diretor de mercado europeu.

Conheça o N1030, o controlador que cabe no seu bolso

04/04/2019

Com apenas 35mm de profundidade, o N1030 alia alto desempenho com uma excelente relação custo x benefício.

Case: Com a modenização de fornos, empresa de revestimentos cerâmicos diminui o consumo de gás em quase 50%

28/03/2019

Uma empresa produtora de revestimentos cerâmicos localizada em São Paulo conseguiu reduzir seu consumo de gás – cuja conta estava próxima a R$ 400 mil – ao modernizar um forno e desativar outros dois menores. Para controlar a alimentação nos queimadores, equipamentos obsoletos foram substituídos pelo N2000s, controlador PID específico para atuação em válvulas servomotorizadas.

Artigo: O protocolo HART

25/03/2019

A comunicação com maquinário e instrumentos para controle e medição é a base da automação industrial. A técnica de comunicação antiga implementada é a do loop de corrente 4 mA a 20 mA. No entanto, um único loop permite apenas uma comunicação unidirecional de um sensor para um atuador. O protocolo HART ™ (Highway Addressable Remote Transducer) foi desenvolvido em meados da década de 1980 para permitir a comunicação bidirecional de informações adicionais - além das variáveis normais do processo - entre dispositivos de campo inteligentes.

Aviso de Privacidade Global NOVUS

A NOVUS tem o compromisso de proteger a privacidade e a segurança de suas informações pessoais. As informações que você compartilha com a NOVUS nos permite proporcionar uma melhor experiência quando você usa nossos produtos e serviços. Garantimos a total privacidade aos seus dados, usados exclusivamente para comunicações entre a NOVUS e você.

Neste comunicado afirmamos:

  1. A NOVUS não vende ou negocia informações de clientes;
  2. Seus dados ficam armazenados em ambiente seguro e controlado;
  3. Usamos seus dados apenas para comunicações de seu interesse;
  4. A qualquer momento você pode optar por sair da lista de comunicados;

Por favor, consulte nossa Política de Privacidade completa.

Após ler nossa Política de Privacidade, escolha a opção abaixo: