Casos de Sucesso

» » » Aplicações Para A Agricultura De Precisão

27/10/2013

Aplicações para a Agricultura de Precisão

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a população mundial passará para nove bilhões de habitantes em 2050. Em meio a este dado, surge a preocupação de como aumentar o volume de alimentos para suprir a demanda global. Pois enquanto a população aumenta, as áreas de plantio se encontram saturadas, sendo quase nula a possibilidade de aumento, visto que existe a necessidade de recuperar áreas de florestas. Além disso, o aumento no valor dos insumos agrícolas, tais como fertilizantes e agrotóxicos vem dificultando a expansão da produção.

 

Agricultura de Precisão
Para reverter o quadro atual, a Agricultura de Precisão contribui ao permitir a aplicação de insumos agrícolas nos locais corretos e nas quantidades requeridas. Através da combinação de novas tecnologias, este sistema é capaz de identificar a variabilidade dentro do campo, direcionando essa variabilidade para aumentar a produtividade e consequentemente os lucros.

 

Todas as informações da área cultivada são recolhidas e reunidas através da utilização de satélites e softwares que interpretam os dados geoprocessados. Desta forma as variações temporais e espaciais que podem limitar a produção são analisadas para orientar o produtor no processo de tomada de decisão, tanto na aplicação localizada de insumos quanto na manipulação diferenciada das culturas no campo de produção. Isto permite determinar o momento, o local e o tipo exato de insumo que deve ser aplicado e a forma como deve ser feito a aplicação.

 

Entre as vantagens apontadas por especialistas, podemos citar a redução dos custos da produção, a tomada de decisão mais rápida e precisa, maior controle da informação e maior produtividade da lavoura, além da redução da poluição e impactos no meio ambiente.

 

Máquinas automatizadas
Aliada à Agricultura de Precisão está a automatização das máquinas e implementos. Diante da falta de mão de obra qualificada para aproveitar os tratores, a utilização de tecnologias permite a aplicação controlada de insumos, como por exemplo sementes, agrotóxicos e adubos, e o controle do plantio. Através do deslocamento preciso das máquinas é possível obter maior rendimento operacional, contribuindo na maior eficiência nas operações mecanizadas de semeadura, tratos culturais e colheita.

 

A automação da frota agrícola traz como vantagens a economia de tempo e combustível, além de reduzir desperdício de defensivos e do trânsito das máquinas na lavoura, o que ameniza os problemas como a compactação do solo e de contaminação ambiental.

 

Aplicações da NOVUS
Percebendo as vantagens em trabalhar com a Agricultura de Precisão, uma chácara do Paraná entrou em contato com a NOVUS para realizar a automação dos tratores utilizados nas plantações. Assim, a empresa forneceu como solução Controladores Lógicos Programáveis, transmissores de pressão, IHM, sensores de temperatura e AirGate-Modbus.

 

Com estas aplicações o veículo se autoconduz pela área a ser cultivada enquanto vai aplicando o adubo orgânico conforme o mapeamento matricial, feito a partir do mapeamento via satélite e por meio de um receptor GPS no veículo. Por meio desta ação, que possui uma exatidão de 1 a 5 metros, respeitando o espaçamento entre as fileiras do arado, a profundidade do sulco e a quantidade de adubo de forma automática.

 

Grandes conquistas e novas apostas
E os resultados já puderam ser percebidos: a Chácara teve uma ótima safra, conseguindo 110 sacas de soja por hectare, quase o triplo do que é considerado bom para uma safra, que é aproximadamente 40 sacas. A conquista fez com que os produtores recebessem o título de campeão nacional de produtividade.

 

Com o avanço das tecnologias existentes para melhorar o conhecimento das variabilidades encontradas e que oferecem dados mais precisos para a tomada de decisões, a Agricultura de Precisão virá a se tornar mais comum no Brasil. A NOVUS mostra-se pronta para contribuir com este setor, oferecendo soluções que ajudam a dominar o processo de automação das máquinas agrícolas, reforçando nossa atuação no mercado agroindustrial.

 

Para mais informações sobre esta e outras aplicações NOVUS, entre em contato com nosso Departamento de Aplicações através do e-mail: projetos@novus.com.br ou acesse a seção "Serviços" em nosso site.

 

Produtos Relacionados

Mais notícias

Artigo: IoT - sensores que facilitam a vida

02/05/2019

A Internet das Coisas já é uma realidade e está presente em situações corriqueiras do cotidiano, graças a presença de diversos tipos de sensores. Neste artigo, escrito pelo assistente de suporte da NOVUS Leonardo Cabral, são listados alguns exemplos de como a tecnologia facilita a vida dos usuários e nem mesmo percebemos.

Vigésima participação em Hannover confirma crescimento na Europa

11/04/2019

“Recebemos distribuidores que nos visitaram porque seus clientes pedem produtos da marca NOVUS. Isso mostra que o nome da empresa já está mais estabelecido e que os clientes têm considerado nossos produtos em seus projetos, entendendo a qualidade do que fabricamos”, contou Valério Galeazzi, diretor de mercado europeu.

Conheça o N1030, o controlador que cabe no seu bolso

04/04/2019

Com apenas 35mm de profundidade, o N1030 alia alto desempenho com uma excelente relação custo x benefício.

Case: Com a modenização de fornos, empresa de revestimentos cerâmicos diminui o consumo de gás em quase 50%

28/03/2019

Uma empresa produtora de revestimentos cerâmicos localizada em São Paulo conseguiu reduzir seu consumo de gás – cuja conta estava próxima a R$ 400 mil – ao modernizar um forno e desativar outros dois menores. Para controlar a alimentação nos queimadores, equipamentos obsoletos foram substituídos pelo N2000s, controlador PID específico para atuação em válvulas servomotorizadas.

Artigo: O protocolo HART

25/03/2019

A comunicação com maquinário e instrumentos para controle e medição é a base da automação industrial. A técnica de comunicação antiga implementada é a do loop de corrente 4 mA a 20 mA. No entanto, um único loop permite apenas uma comunicação unidirecional de um sensor para um atuador. O protocolo HART ™ (Highway Addressable Remote Transducer) foi desenvolvido em meados da década de 1980 para permitir a comunicação bidirecional de informações adicionais - além das variáveis normais do processo - entre dispositivos de campo inteligentes.

Aviso de Privacidade Global NOVUS

A NOVUS tem o compromisso de proteger a privacidade e a segurança de suas informações pessoais. As informações que você compartilha com a NOVUS nos permite proporcionar uma melhor experiência quando você usa nossos produtos e serviços. Garantimos a total privacidade aos seus dados, usados exclusivamente para comunicações entre a NOVUS e você.

Neste comunicado afirmamos:

  1. A NOVUS não vende ou negocia informações de clientes;
  2. Seus dados ficam armazenados em ambiente seguro e controlado;
  3. Usamos seus dados apenas para comunicações de seu interesse;
  4. A qualquer momento você pode optar por sair da lista de comunicados;

Por favor, consulte nossa Política de Privacidade completa.

Após ler nossa Política de Privacidade, escolha a opção abaixo: